4 dicas para evitar a procrastinação nos estudos

Durante nossa rotina de estudos, é muito comum que haja momentos de desânimo e falta de energia. Nessa hora, nosso cérebro tende a vagar para outros assuntos e interesses, causando distração e, consequentemente, o acúmulo de tarefas.

É assim que começa a procrastinação, ou seja, o hábito de deixar tudo para a última hora. Na correria do dia a dia da faculdade de Medicina, por exemplo, é extremamente normal que precisemos nos desligar de vez em quando, mas é importante ter sempre em mente os prazos e atividades que devemos cumprir para não acabarmos nos perdendo e criando uma bola de neve.

Pensando nisso, separamos aqui 4 dicas que vão te ajudar a manter o foco e evitar a procrastinação nos seus estudos. Confira!

1) Crie um ambiente de estudos seguro

Isso quer dizer um ambiente livre de distrações. Não apenas desligar o celular e outros meios de entretenimento, como a televisão e o computador, mas criar um ambiente onde você possa dedicar totalmente a sua atenção às atividades que precisa cumprir e evitar a procrastinação.

Para isso, busque organizar o local de estudos, mantendo tudo em ordem e bem equilibrado. Ponha sobre a mesa apenas o que irá utilizar para estudar, como cadernos, apostilas, lápis e canetas, deixando o espaço livre de demais objetos que possam te chamar a atenção e desviar seu foco do objetivo principal.

Pequenas pausas entre o cronograma serão necessárias, mas lembre-se de evitar utilizar o celular nesses momentos também, pois ele poderá te distrair além do limite de tempo programado. Utilize os minutos de descanso para fazer um lanche, se alongar ou dar uma volta do lado de fora, pois assim esfriará a cabeça e não acabará caindo em tentação.

2) Busque motivação

Uma ótima forma de se estimular a manter o foco e pegar nos estudos com força é criar metas para si mesmo. Onde você quer chegar? Como se imagina daqui a dois, três ou até mesmo dez anos? Quais são seus objetivos de vida e como pode alcançá-los?

Pensar no futuro te ajudará a lembrar do motivo pelo qual você escolheu a faculdade de Medicina e te dará energia para continuar lutando. Para te ajudar, você pode criar uma lista com todas as suas metas e deixar em algum lugar visível para te estimular durante os estudos, evitando assim a procrastinação.

Outra forma de se motivar é procurar por estímulos positivos, como músicas de fundo ou uma iluminação confortável. Só tenha sempre em mente que essas ações devem te ajudar e não atrapalhar. Então, se a música te distrai ou a vista na janela te faz perder o foco, evite incorporá-las ao seu ambiente. O que importa mesmo é você continuar estimulado a estudar.

3) Crie um cronograma

A organização é sempre a melhor amiga de bons resultados! Se você sabe até onde precisa chegar, fica muito mais fácil trilhar seu caminho até lá.

Por isso, criar um cronograma é essencial para cumprir suas metas de estudo. Por meio dele, você pode analisar quais são as atividades mais urgentes e quais podem ser feitas depois, colocando assim prioridade nos afazeres e evitando a procrastinação, que te levará a deixar tudo acumulado e desorganizado.

Analise até onde você consegue chegar naquele dia e crie metas possíveis de serem alcançadas, baseando-se no seu padrão de desempenho. Para elaborar um planejamento eficaz, você deve levar em consideração seu ritmo diário, sua rotina e sua disposição.

Mas lembre-se de que não basta só criar um cronograma: você também deve cumpri-lo. Leve-o a sério e siga os prazos de cada etapa para manter uma rotina de estudos satisfatória e evitar estresse desnecessário.

4) Estude em grupo

Assim como você, muitas outras pessoas passam pelo problema da procrastinação. Então, que tal criar um grupo com seus colegas para poderem se apoiar e focar juntos nos estudos?

Ao estudar em grupo, você pode contar com o conhecimento de mais pessoas e tirar suas dúvidas, além de ajudar seus amigos a entenderem conteúdos em que você tem mais facilidade. Além disso, juntos, vocês poderão encontrar soluções para aquelas perguntas mais difíceis e complexas, propondo novos resultados e mais aprendizado para todos.

Só tome cuidado para não acabar se distraindo em conversas aleatórias que te levarão a perder muito tempo e tirarão seu foco. Para te ajudar nisso, vocês podem elaborar um cronograma colaborativo e deixar à vista para que todos tenham em mente os prazos e objetivos que devem ser cumpridos.

Quer mais dicas de estudo e ficar por dentro do dia a dia da faculdade de Medicina? Aproveite para saber mais sobre o vestibular da Humanitas. Você também pode baixar nosso e-book especial e conferir dicas incríveis para se dar bem na prova.