Portal de Notícias

5 aplicativos muito úteis para Medicina


A história da Medicina apresenta uma evolução constante, com novos métodos, equipamentos e papel preponderante da tecnologia para oferecer mais qualidade e precisão no atendimento. E quando falamos em tecnologia, pensamos em grandes equipamentos, mas também em soluções como aplicativos que são muito úteis para Medicina.


A quantidade deles é imensa, mas separamos algumas dicas de apps que podem ajudar estudantes e profissionais no dia a dia. Confira:


MedScape


É um dos mais populares aplicativos da área de saúde. Com conteúdo sempre atualizado, oferece informações detalhadas sobre patologias, sintomas, diagnósticos, exames e protocolos de tratamento. Novas tecnologias e tendências ganham destaque na ferramenta gratuita, disponível em inglês.


O usuário também pode pesquisar milhares de medicamentos e ter acesso a monografias de todo o mundo, uma ótima opção para se manter por dentro das novidades do setor.


Reconhecido pela Food and Drugs Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, o MedScape disponibiliza ainda calculadoras de especialidades e identificador de comprimidos, entre outras facilidades.


Figure 1


O grande destaque desse aplicativo gratuito é a biblioteca de casos clínicos reais de todo o mundo, compartilhados por profissionais de saúde de mais de 180 especialidades de instituições de saúde tradicionais.


A pesquisa pode ser feita por especialidade e regiões do corpo, por exemplo. O Figure 1 também tem espaço para debates sobre procedimentos em tempo real.


Com ele, é possível ter acesso à opinião de especialistas nos casos de seu interesse, testar seu conhecimento médico por meio dos casos compartilhados, testes rápidos e CME (Continuing Medical Education).


CliniCalc


O aplicativo é destaque entre as versões que apostam em calculadoras para a área médica. Oferece ferramentas para cálculo de déficit hídrico, o manejo de infusão, a taxa de produção urinária, a variação no sódio, o cálculo da área corporal, a escala de coma de Glasgow clássica e pediátrica.


Cálculos mais avançados, como o Odds Ratio e da classificação de Child-Pugh, também podem ser feitos por meio do CliniCalc, que é gratuito.


Epocrates


Rico acervo de dados e recursos para auxiliar na prática médica. Calculadoras de dosagem, de IMC, LDL, verificador de interação medicamentosa, informações sobre farmacologia, prescrição, dosagens, reações adversas e contraindicações são algumas das funcionalidades.


O Epocrates também tem um identificador de pílulas, em que elas podem ser organizadas por forma, cor, transparência ou código de impressão. Parte do conteúdo está disponível gratuitamente.


Whitebook Medicina


O aplicativo tem mais de 500 mil downloads no país. Oferece mais de oito mil conteúdos atualizados por uma equipe de 30 especialistas.


Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia, Medicina Interna e do Esporte já foram incluídas à ampla base de condutas médicas do Whitebook Medicina. O app também tem bulário com 6.000 medicamentos, calculadoras, CIAP, guia de doenças além de diversos protocolos médicos e procedimentos clínicos, incluindo consulta ao CID 10 e ao Protocolo SUS. Disponível em versões gratuita e paga.


Dica extra de app para Medicina


O aplicativo da Organização Mundial da Saúde (OMS) reúne as principais novidades da área. Gratuito, está disponível em versão em inglês e é uma referência para estudantes e profissionais de saúde.


Gostou das indicações? Você pode encontrar outros conteúdos sobre Medicina e Saúde no blog da Humanitas:


4 visualizações