top of page

Portal de Notícias

5 coisas que você não deve fazer enquanto se prepara para o vestibular


No blog da Humanitas, você já leu muitos conteúdos com dicas de preparação para o vestibular, e depois de muitas orientações sobre como agir para ter êxito no processo seletivo, hoje resolvemos destacar 5 coisas que você NÃO deve fazer durante o preparo para a prova.


Confira!


Deixar passar dúvidas sobre as matérias


O período preparatório para o vestibular, especialmente se você estiver frequentando um cursinho, é o melhor momento para esclarecer suas dúvidas, contar com apoio dos professores e colegas para não deixar passar nenhum detalhe sobre as matérias.


Não é hora para timidez e nem displicência! Dê atenção aos assuntos que considera mais difíceis e não deixe passar as oportunidades de aprendizado, que te ajudarão bastante quando já estiver na faculdade.


Descuidar da alimentação e da qualidade do sono


Em uma rotina que prioriza os estudos, às vezes os vestibulandos acabam pulando refeições, comendo muito rápido ou apelando para comidas mais práticas, mas nem sempre saudáveis.


Para os estudos renderem, é imprescindível estar com a saúde em dia e uma alimentação balanceada. Além disso, as boas noites de sono vão garantir sessões de estudo muito mais proveitosas.


Deixar mídias sociais e outras distrações te atrapalharem


WhatsApp, Instagram, Tik Tok, Youtube, Facebook, Twitter... As mídias sociais podem tomar um tempo precioso e atrapalhar o ritmo de estudos. Por isso, deixe tudo de lado nessas horas, para não se distrair e perder o foco.


Lembre-se que, mesmo no período pré-vestibular, você pode ter tempo para tudo: relaxar, praticar atividades físicas, encontrar com os amigos. Só que tudo deve ser dosado com sabedoria para você não se afastar do objetivo principal.


Ultrapassar seus limites


O volume de conteúdo para estudar é grande, e às vezes parece que não vai dar tempo de passar por tudo até as vésperas do vestibular. Por isso, muitos alunos acabam exagerando na dose, reservando um tempo excessivo e pouco produtivo para as sessões de estudo. E o pior é que, com isso, acabam assimilando bem pouco conhecimento. Definitivamente, estudar quando está cansado não vale a pena.


Se comparar com outros estudantes


O contato com outros alunos que estão na mesma situação que você é sadio. A troca de experiências, dicas e até oportunidade de desabafar sobre as dificuldades do período são muito positivas. Só que acaba sendo comum uma comparação desnecessária, que traz mais cobranças e pode ser prejudicial.


Tenha em mente que cada pessoa tem um ritmo de aprendizado, uma capacidade para apreender os conteúdos e uma maneira que considera mais eficiente para assimilar as matérias.


Então, foque no que funciona para você, e mãos à obra! Você está atento a esses 5 detalhes que citamos?


Vestibular Humanitas


Já conhece o vestibular da Humanitas?


São 60 vagas disponíveis para o curso de graduação em Medicina, que ocorre em período integral, com duração de 12 semestres e aulas práticas nos principais hospitais de São José dos Campos. As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site da Fundação Vunesp e a prova acontece em formato presencial, nas cidades de São Paulo e São José dos Campos.

55 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page