5 coisas que você precisa saber antes de cursar Medicina

Muito se fala sobre a graduação de Medicina, não é? São horas diárias de estudo, trabalho árduo e muita dedicação para conquistar a tão sonhada vaga.

Afinal, o curso é um dos mais concorridos do país e, por isso, possui as maiores relações candidatos por vaga e notas de corte para os vestibulandos. Mas isso você já sabe.

Neste post, trazemos 5 coisas que você precisa saber antes de cursar Medicina para te ajudar a tomar sua decisão e entender se esse é mesmo o curso perfeito para você! Vamos lá?

1) Qual o perfil do estudante de Medicina?

É comum que muitas pessoas pensem que, após a aprovação, a faculdade de Medicina será fácil. Mas não é bem por aí! Assim como no vestibular, o estudante de Medicina precisa manter uma rotina de estudos bem organizada e estruturada.

Serão muitos livros, textos e trabalhos com cronogramas apertados e, por isso, o aluno precisará gostar de estudar e ter bastante equilíbrio no dia a dia para dar conta de tudo.

Além disso, é imprescindível que o estudante seja uma pessoa empática e que saiba acolher os pacientes para solucionar seus problemas. Afinal, a missão de todo profissional da saúde é salvar vidas!

2) Como é o curso?

O objetivo principal da graduação em Medicina é formar médicos generalistas, ou seja, clínicos gerais. Por esse motivo, a faculdade é dividida em três ciclos, sendo eles:

1. Introdução aos conceitos gerais da saúde;

2. Aprofundamento dos temas, doenças e tratamentos;

3. Atuação em hospitais, ambulatórios e clínicas, também conhecida como Internato.

Para concluir todas essas etapas, o curso tem duração mínima de 6 anos e funciona em período integral, sendo necessária a disponibilidade do aluno para cumprir a carga horária.

O estágio obrigatório (Internato), por exemplo, ocupa cerca de 35% de todas as horas necessárias para a formação, sendo que, dessa parcela, ao menos 30% devem ser cumpridas em atenção básica e urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os outros 70% ficam divididos entre as áreas de clínica médica, saúde coletiva e mental, ginecologia, cirurgia, obstetrícia e pediatria. É aqui que o estudante colocará seus conhecimentos em prática e poderá atuar ativamente na profissão.

3) Quais são as principais especialidades?

Durante a graduação, o aluno terá contato com as mais diversas áreas e matérias da Medicina. Para isso, a grade curricular englobará conteúdos variados e abrangentes, como:

• Anatomia;

• Bioquímica;

• Embriologia;

• Epidemiologia;

• Ética Médica;

• Biologia Celular;

• Técnica Operatória;

• Anestesiologia;

• Clínica Cirúrgica;

• Farmacologia;

• Genética;

• Imunologia;

• Parasitologia;

• Patologia Médica;

• Psiquiatria Clínica.

4) E as atividades extracurriculares?

Para aproveitar tudo que a faculdade tem para te oferecer, as atividades extracurriculares são essenciais! Além de enriquecerem seu currículo, também te ajudarão a crescer como profissional e expandir seus conhecimentos em áreas diversas.

Mas lembre-se de que é muito importante filtrar aquilo que cabe na sua rotina para não acabar se perdendo no cronograma da faculdade. Dê preferência para aquelas que você realmente gosta de fazer e aproveite para aprender cada vez mais sobre o assunto.

5) Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para os profissionais de Medicina está sempre aquecido, principalmente nas regiões mais afastadas e de difícil acesso, onde o salário pode ser ainda maior. Além das diversas áreas disponíveis e uma gama de especializações, o formando também pode optar pela carreira acadêmica para focar em pesquisas científicas e na busca por vacinas, curas e tratamentos.

Essa é uma carreira de grande prestígio e realização profissional, principalmente no âmbito do cuidado com o próximo, mas é importante lembrar que, assim como em todas as profissões, a Medicina está sempre evoluindo e, por esse motivo, o profissional deve continuar buscando se atualizar e conhecer novas técnicas que possam ajudar a população.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse curso, que tal conhecer a graduação em Medicina da Humanitas – Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos? Aqui, você conta com um time de excelência, formado por mestres e doutores, além de uma infraestrutura completa e atualizada.

Preencha nosso formulário para obter mais informações sobre esse e outros cursos e venha ser um aluno Humanitas! Se preferir, entre em contato conosco pelo e-mail renata.paula@humanitas.edu.br ou pelo telefone (12) 2012-6610.

Aproveite também para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades sobre a nossa faculdade.