top of page

Portal de Notícias

5 dicas de estudo para o vestibular durante as férias


Jovem adulta negra com cabelos crespos castanhos e suéter amarelo estudando em frente a um notebook e um caderno

Quem vai prestar vestibular para a graduação de Medicina sabe que a rotina de estudos não pode parar, mas qual será a melhor estratégia para adotar durante o período de férias que se aproxima?

 

A partir de agora, vamos dar 5 dicas para aproveitar esse período de forma produtiva e saudável. Confira!

 

1) Defina um cronograma de estudos

O planejamento é fundamental para aproveitar de forma efetiva os estudos no período de férias. Vale a pena verificar o conteúdo previsto no edital e distribuir as matérias em um calendário realista, sem exageros. Priorize aquelas que você considera mais difíceis e as que garantem maior pontuação na nota final.

 

O plano de estudos, com metas claras, ajuda o estudante a fortalecer o hábito e gerenciamento do tempo, algo muito importante na hora da prova.  Com foco e disciplina, é possível percorrer uma boa quantidade de conteúdo nas férias.

 

2) Tenha um local adequado para os estudos

No período de férias, a rotina do lar costuma mudar bastante. Mas mesmo que sua família esteja recebendo visitas, é primordial você ter um local organizado, silencioso, bem iluminado e livre de distrações.

 

Os livros e apostilas precisam estar sempre à mão, para evitar perda de tempo. Deixe o celular de lado e mantenha foco total nos estudos.

 

3) Faça simulados e estude provas de vestibulares de anos anteriores

Realizar simulados e procurar as provas das edições anteriores do vestibular da Humanitas e de outros processos seletivos realizados em cursos de Medicina, principalmente os organizados pela Vunesp, são ótimas formas de treinar e saber quais são os assuntos mais comuns nas provas. Avalie seus conhecimentos e concentre esforços no que pode melhorar.

 

 Você também pode simular o dia da prova do vestibular, cronometrando para ver se está conseguindo resolver as questões dentro do tempo disponível.


4) Reserve períodos para lazer e descanso

Dedique momentos para seus hobbies e convívio social, com a família e amigos. A prática de exercícios físicos, alimentação saudável e boas noites de sono têm o poder de garantir mais disposição e concentração. Cada um tem seu limite e não adianta exagerar nas horas de estudo, pois elas acabam sendo infrutíferas. O descanso ajuda no processo de aprendizado e memorização. Mantenha a saúde física e mental em dia para aproveitar melhor os estudos nas férias.

 

5) Não se cobre tanto e confie no seu potencial

Se você vem se dedicando com seriedade aos estudos para ingressar na faculdade de Medicina, não precisa exagerar nos estudos durante as férias. Tenha tranquilidade e o sentimento de que está cumprindo seu dever da melhor maneira que pode.

 

Evite comparações com colegas que também estão se preparando para o vestibular, pois cada um tem seu ritmo de estudos e habilidades específicas. Conversar com eles, desabafar e trocar ideias sobre esse período importante (e também estressante) é algo sadio, mas não deve se tornar uma competição sobre quem estuda mais.

 

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page