5 dicas para a volta às aulas

A volta às aulas é um momento de muita ansiedade e nervosismo para os alunos. Depois de tanto tempo relaxando, é comum que nos sintamos um pouco enferrujados e com dificuldades para entrar no ritmo da faculdade novamente.

Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas para te ajudar a vencer essas barreiras e retomar os estudos com muita energia e concentração. Confira!

1 - Organize-se

O estudante de Medicina não para nunca. Com a retomada das aulas, novas atividades e tarefas serão apresentadas para você, propondo mais desafios e conhecimentos que fogem da sua zona de conforto.

Por isso, é muito importante se organizar e criar um planejamento a fim de não se perder nos cronogramas. Monte checklists, crie metas e redefina sua rotina para administrar seu tempo e dar conta de tudo que chegará de novo para você.

Uma boa dica é anotar ou criar alertas sobre horários das aulas, dias de provas ou de entrega de atividades.

Dessa forma, ficará muito mais fácil cumprir com todas as suas obrigações acadêmicas dentro do prazo.

2 - Não deixe nada acumular

É provável que você queira procrastinar nos primeiros dias, pois ainda não estará acostumado com a volta às aulas e a rotina atarefada, mas isso é um erro que você precisa evitar.

Todas as partes do curso são relevantes e pensadas especialmente para te desenvolver como profissional, por isso dê importância a todas elas.

As primeiras aulas são muito importantes para te dar os princípios básicos sobre as matérias. Sem elas, você terá dificuldades para acompanhar o conteúdo depois, além de acabar atrasado e enfrentar problemas para assimilar as novas etapas propostas pelos professores.

Você também pode acabar se prejudicando pelo acúmulo de tarefas que atrapalharão todo o seu cronograma futuro, causando muita ansiedade e estresse desnecessários.

3 - Faça anotações

Sabemos como as matérias podem trazer uma grande carga de teorias e conceitos. A maior parte delas exige que os alunos decorem muitos nomes específicos e conteúdos extremamente detalhistas e importantes, por isso, lembre-se de sempre fazer anotações das aulas.

Mais do que apenas prestar atenção, isso irá te ajudar a ter toda a matéria anotada com falas importantes e comentários dos professores, o que com certeza fará muita diferença na hora de se preparar para a prova.

A melhor dica é ter cadernos separados para cada matéria e manter uma organização de fácil compreensão para te guiar durante seus estudos. Lembre-se de sempre anotar de forma que faça sentido para você depois!

4 - Permita-se ir com calma

Nos primeiros dias, é possível que os professores já te passem vários trabalhos e atividades importantes, como dissemos anteriormente. Porém, não é por isso que você precisa entrar em desespero e sair atropelando tudo para concluir seus afazeres em tempo recorde.

Lembre-se de que essas atividades são para o seu ensino, então você deve aproveitá-las tranquilamente para melhor assimilar os conteúdos. Verifique os prazos, entenda o que é prioridade e vá com calma, pois o momento é de readaptação.

Tente ter em mente também que nem tudo se resume à vida acadêmica. Você também precisa de tempo para sair com seus amigos, botar o papo em dia e ter experiências extracurriculares.

5 - Evite faltar na volta às aulas

Muitos alunos acham que os primeiros dias não são tão importantes e acabam emendando com o final das férias, mas isso pode te trazer muitos problemas no futuro.

Primeiro, porque você ficará por fora de todos os acontecimentos e a chegada de seus colegas; segundo, porque na faculdade de Medicina os conteúdos nunca param e, por fim, porque há um limite de faltas.

Gastando suas faltas logo nos primeiros dias você pode acabar com seu limite e se complicar depois, já que em casos de emergência, você não poderá comparecer.

Por isso, tente não ficar faltando sem realmente precisar. Nunca se sabe quando algum imprevisto irá surgir e você realmente não poderá ir à aula.

Quer conferir mais dicas para arrasar nos estudos por aqui? Confira agora 6 dicas para evitar erros comuns na faculdade. Você pode também nos seguir em nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades da Humanitas.