6 dicas para evitar erros comuns na faculdade

A chegada à faculdade é um momento especial. Depois de anos de dedicação aos estudos, a recompensa chegou e, com ela, uma nova fase, cheia de aprendizados e desafios.

Mas para aproveitar ao máximo esse momento da sua vida, vale a pena ficar atento e procurar evitar alguns erros comuns na faculdade.

Confira algumas dicas para tornar essa época da vida enriquecedora e inesquecível:

1 - Tenha humildade para aprender

A conquista de uma vaga na faculdade é um feito a ser celebrado, mas muitos estudantes exageram na autoconfiança e adotam uma postura de “sabe tudo”.

Um bom aluno realmente adquire uma quantidade grande de novos conhecimentos, e rapidamente, durante a graduação.

Mesmo assim, é preciso ter consciência que o mundo acadêmico também conta com pós-graduados, mestrados, doutorados e pós-doutorados, além de professores com larga prática no mercado.

Mantenha a mente aberta e tenha humildade para aprender, aceitar críticas e debater com seus colegas e professores.

2 - Não tenha vergonha de tirar dúvidas e pedir ajuda

Por timidez ou certo desleixo, alguns estudantes deixam passar algumas dúvidas em relação às matérias. Esse é um grande erro, que pode prejudicar a apreensão adequada do conteúdo da matéria em questão e outras relacionadas a ela.

Não se subestime. Ter dúvidas é parte natural do aprendizado e não precisa ser motivo de insegurança e complexo de inferioridade. Conte com o auxílio dos professores, pesquise na internet ou peça ajuda para seus colegas. Todo mundo tem algumas matérias em que tem mais facilidade e essa troca só trará benefícios.

Quando for calouro, não tenha medo de contar com o suporte dos veteranos. E ao se tornar um destes, seja paciente e colaborativo com os novatos.

3 - Mantenha uma rotina de estudos

Não se esqueça de manter os hábitos de estudo que o ajudaram a passar no vestibular. Na faculdade, há mais liberdade para se organizar, sem tantas cobranças no dia a dia.

Mas um erro comum é só se preocupar com as provas do final do semestre em cima da hora e deixar acumular matéria. Continue estudando diariamente. Não há motivos para mudar uma fórmula de sucesso.

E fique de olho em cursos e atividades extracurriculares para fortalecer sua formação. O contato com assuntos e pessoas novas é enriquecedor e favorece o amadurecimento.

4 - Não deixe passar uma chance de estágio ou trabalho desde cedo

Obrigatório ou não, o estágio pode aparecer durante o curso de graduação, mas muitos estudantes preferem deixá-lo para os últimos semestres, ou até mesmo optam por não fazer.

Tenha em mente que quanto mais cedo você começar a atuar em sua área, mais rápido poderá se aprimorar e entrar de vez no mercado de trabalho. As aulas teóricas são importantes, mas a prática trará um complemento fundamental. Além disso, muitos estágios se transformam em primeiro emprego.

Mas cuidado na hora de aceitar um estágio: escolha algum que acrescente algo relevante para o caminho profissional que você deseja. Às vezes, uma boa remuneração de estágio é atraente, mas será que a empresa tem uma cultura bacana em relação a estágios e pode te oferecer uma vaga efetiva? Quais serão suas atribuições? Tente avaliar tudo isso.

5 - Não exagere nas festas

A vida universitária é um momento de efervescência nas relações pessoais. Algumas amizades surgidas ali duram a vida toda. Você conhece muita gente, de outras cidades, e o que não faltam são festas e ocasiões para diversão.

Mas é preciso manter o equilíbrio entre lazer e responsabilidade. Avalie em que momentos do semestre sua rotina de estudos está mais tranquila para poder abrir mais espaço para festas e bares.

Não descuide de sua saúde. Noites mal dormidas e má alimentação afetam o desempenho estudantil. Com disciplina, bom-senso e responsabilidade, dá tempo para estudar, namorar, praticar atividades físicas e buscar um estágio interessante.

6 - Planeje sua carreira

Uma carreira bem-sucedida passa por um bom planejamento, que deve começar nos primeiros momentos na faculdade. Tente pensar em médio e longo prazo, estabelecendo metas e analisando que caminho seguir para atingi-las.

É claro que durante a graduação você pode mudar de ideia, descobrir novas vocações e nichos, mas a avaliação constante de seus planos deve ser uma prática natural. Converse bastante com seus professores, alunos veteranos e profissionais estabelecidos no mercado.

Não se desespere se o conteúdo das aulas do primeiro ano parecer desinteressante. Normalmente, o currículo das faculdades começa com matérias mais genéricas, passando depois para as especializadas.

Ao terminar a graduação, avalie se é hora de mergulhar no mercado de trabalho ou buscar uma pós lato sensu (especializações mais curtas) ou stricto sensu (mestrado acadêmico). A vantagem de partir para a prática é ampliar a visão sobre sua área e enxergar novas possibilidades que valorizem seus pontos fortes.

E se houver dificuldade de conseguir um emprego remunerado, evite aceitar trabalhos somente pelo dinheiro, que podem fugir da sua área de atuação. Isso pode te afastar irremediavelmente do caminho que você planejou.

Fuja dos erros comuns na faculdade para abrir caminho para a carreira que você sempre sonhou!