8 dicas para quem deseja passar no vestibular de Medicina

O curso de Medicina é, tradicionalmente, um dos mais concorridos dos vestibulares. Para conseguir se sair bem na prova, é preciso muita dedicação e alguns sacrifícios, que serão recompensados com a realização do sonho de se tornar médico!

A seguir, listamos oito dicas para que você tenha êxito no vestibular de Medicina da Humanitas:

1 - Estude com bastante antecedência

Não tem jeito, para passar no vestibular de Medicina é preciso estudar muito. A enorme concorrência faz com que seja necessária uma nota bem acima da média no vestibular ou Enem.

Por isso, o estudante não pode perder tempo e, desde o início do ensino médio, precisa ter em mente o foco no processo seletivo.

Não deixe acumular matérias e tente se dedicar a todas as áreas, mas com maior atenção às disciplinas que têm mais peso. As revisões periódicas também são interessantes para manter o conteúdo na mente.

2 - Faça um roteiro de estudos

Uma rotina de estudos que traga resultados necessita de um bom planejamento. Uma sugestão é verificar o conteúdo previsto no edital e distribuir todas as matérias em um calendário, reservando tempo maior para aquelas em que você tem mais dificuldades e nas que garantem pontuação maior na nota final.

Deixe os últimos dias de estudo reservados para a revisão dos tópicos. Organização e disciplina para seguir o roteiro são palavras-chave.

3 - Dê atenção especial à redação

A redação tem um peso considerável (28%) na nota do vestibular da Humanitas, por isso é importante se preparar adequadamente.

O hábito de leitura faz muita diferença para enriquecer o vocabulário e ampliar a compreensão dos textos, assim como é fundamental estar de olho no noticiário, procurando entender e ouvir diferentes pontos de vista para temas em destaque na mídia.

Uma tática interessante é pesquisar na internet redações que obtiveram nota máxima em vestibulares de Medicina e no Enem para obter inspiração. Pratique a redação toda semana, mais de uma vez de preferência.

4 - Treine com as provas de vestibulares anteriores

Procurar as provas das edições anteriores do vestibular da Humanitas e de outros processos seletivos realizados em cursos de Medicina, especialmente os conduzidos pela banca da Vunesp, é uma excelente maneira de treinar e saber os assuntos mais comuns e com maior probabilidade de aparecer na próxima prova.

Uma tática útil é simular o dia da prova do vestibular, cronometrando o tempo que você leva para concluir cada prova, pois a rapidez é fundamental para resolver tantas questões no curto espaço de tempo disponível.

5 - Aprimore seu poder de concentração

Tenha em mente que você passará horas e horas estudando, diariamente, para se preparar para o vestibular de Medicina. Por isso, é primordial se concentrar e não perder o foco.

A escolha de um lugar silencioso e com uma temperatura agradável é o primeiro passo. Deixe de lado tudo que possa desviar sua atenção, como televisão, celular e mídias sociais.

É claro que você não ficará debruçado nos materiais didáticos o dia todo, mas neste momento os estudos são prioridade. Reserve um tempo limitado para responder mensagens. O lazer não é proibido, mas a prioridade total é para os estudos.

6 - Saiba interpretar os enunciados e não complique as respostas

Na hora da prova, leia com atenção redobrada os enunciados das questões. Pequenos detalhes podem fazer a diferença e sempre há o risco de “pegadinhas”. Releia, marque o que considerar importante e perceba com clareza o que está sendo pedido.

Nas provas dissertativas, objetividade e clareza são fundamentais, e é preciso tomar cuidado para não fugir do tema principal.

7 - Pule as questões mais difíceis

Quando percebemos que uma questão é mais difícil, bate uma insegurança na hora de decidir gastar tempo resolvendo imediatamente ou deixar para depois. “Pular” algumas perguntas faz parte do andamento da prova, pois não dá para ficar preso a uma questão por muito tempo.

Procure resolver primeiro as questões que considere mais fáceis, não perdendo tanto tempo. Deixe as mais difíceis para o final, dando mais atenção a elas, e revise as pendências antes de entregar.

8 – Confie em você e mantenha a tranquilidade

Se você se dedicou e manteve uma rotina de estudos, tem tudo para obter um bom resultado no vestibular. Confie em seu potencial e vá tranquilo para o local das provas. Esqueça os fatores externos e mantenha a concentração.

Assim, todo conhecimento obtido durante as maratonas de estudo aparecerá na hora que você precisa. Dedique atenção especial para o preenchimento correto do gabarito e saia da sala com a certeza de que fez o seu melhor.