Agora a biblioteca da Humanitas também é virtual

Menina estudando com folhas sulfites e planilhas ao seu lado esquerdo, um notebook no seu colo e um caderno no seu lado direito.

Recentemente, os alunos e professores da Humanitas ganharam acesso à Plataforma A+, uma biblioteca digital com eBooks renomados no mercado e com integração aos principais sistemas nacionais.

O acervo inclui obras dos selos editoriais do Grupo A (Artmed, Artes médicas, Bookman, Penso e SAGAH), além de ser uma plataforma intuitiva que busca facilitar a vida acadêmica e atender às normas de acervo virtual exigidas pelo MEC.

Quer saber mais sobre isso? Confira!

A biblioteca da Humanitas

Nossa biblioteca tem como objetivo amparar nossos alunos, professores e pesquisadores no apoio ao ensino, pesquisa e extensão da faculdade. Está instalada em uma área de 480 m², contando com um acervo de quase 7.000 exemplares de livros, coleções multimídias de CDs e DVDs, periódicos impressos, teses e dissertações.

Por aqui, utilizamos o sistema de gerenciamento RM, que permite a pesquisa de forma online e facilita a busca de todos os itens disponibilizados no acervo, além de possibilitar a renovação e reserva dos materiais via internet.

Alguns de nossos serviços incluem:

• Atendimento ao usuário, que vai desde o apoio à busca de informações do acervo até o atendimento personalizado para dúvidas sobre normalização de trabalhos acadêmicos, citações, referências, etc.

• Biblioteca virtual;

• Laboratório de trabalho acadêmico, equipado com computadores para facilitar a pesquisa e consulta;

• Salas de estudos individuais e grupais, que podem ser utilizadas de acordo com as necessidades dos alunos;

• Treinamentos para o uso dos recursos de informação nas áreas de normalização, pesquisa e uso da biblioteca universitária.

Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30 às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h, exceto no período de férias escolares, quando nosso funcionamento acontece em horário especial a ser divulgado.

Importante lembrar também que temos algumas regras importantes por aqui, como:

• Falar em voz baixa dentro das dependências da biblioteca;

• Não utilizar telefones celulares;

• Não entrar com bolsas, sacolas, mochilas e maletas. Temos um guarda-volumes especial para o armazenamento.

• Não entrar nas salas de trabalho que são de uso exclusivo dos funcionários do setor.

Acessibilidade

Aqui na Humanitas, a acessibilidade é um dos nossos compromissos. Na biblioteca, temos instalações de diferentes formas de comunicação e sinalização visual, tátil e sonora. Símbolos internacionais de acesso ajudam a informar por aqui onde existem elementos acessíveis e utilizáveis por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Plataforma A+

A Plataforma A+ é uma plataforma intuitiva que facilita a vida acadêmica de estudantes e professores, oferecendo uma biblioteca digital com eBooks renomados no mercado e com integração aos principais sistemas nacionais. O acervo inclui obras dos selos editoriais do Grupo A, sendo eles Artmed, Artes médicas, Bookman, Penso e SAGAH.

Para acessar a plataforma, basta entrar na área restrita do site da Humanitas e clicar em “Biblioteca Virtual”. Ao acessar o site, clique em “acessar acervo”, faça o seu login e comece a sua busca pelos títulos disponíveis.

O motor de busca, conhecido como Eureka, permite ao usuário fazer pesquisas inteligentes em todo o catálogo, sendo possível a busca dentro de um único livro, bem como pesquisas cruzadas entre todos os títulos salvos. O buscador identificará resultados em todo o texto dos livros, potencializando as aparições em marcadores de índice, títulos ou páginas com mais ocorrências.

Legal, né?

Agora que você já conhece o nosso sistema virtual, é só começar a usar! Caso haja alguma dúvida, basta comparecer presencialmente à nossa biblioteca ou encaminhar uma mensagem para o e-mail denise.serrano@humanitas.edu.br.