Como aliviar a ansiedade antes do vestibular?

Se tem uma coisa certa no período de prestar vestibular é a ansiedade. Presente em maior ou menor grau, ela acomete todos os estudantes. De maneira geral, a ansiedade é a sensação que mais nos paralisa e nos torna reféns de algo igualmente aterrorizante: o medo de fracassar. Portanto, nessas horas, a melhor coisa é caminhar na contramão dessas armadilhas emocionais.

Via de regra, os estudantes tendem a concentrar todas as suas expectativas de futuro no resultado de uma ou algumas provas, no caso de prestarem vestibular para várias faculdades. No entanto, é sempre bom lembrar que os processos seletivos não contemplam tudo o que somos. Então, fique tranquilo: você é muito maior do que isso.

Porém, sabemos também que, na prática, seguimos nervosos e ansiosos com o resultado dos vestibulares. Cientes disso, resolvemos elencar algumas dicas que podem ser muito úteis para você, se aplicadas antes de realizar a prova. Confira:

1. Verifique o local da prova com antecedência

Muitas pessoas, por incrível que pareça, não se certificam do local onde realizarão o vestibular antes do dia chegar. Esse fator é extremamente prejudicial à ansiedade que, naturalmente, já se faz presente. Ficar à mercê da sorte, no dia da prova, não é uma boa ideia.

Imagine que, ao seu redor, o mundo continuará funcionando normalmente. Isso quer dizer que você pode ser surpreendido pelo trânsito, por algum acidente no percurso, fora outros imprevistos que poderão surgir. O ato de ir conhecer o local dias antes da prova não garante, absolutamente, que esses imprevistos não ocorrerão. Contudo, contribui para que você fique mais tranquilo, já que o caminho foi previamente percorrido e há pouca ou nenhuma chance de você ter pegado o trajeto errado.

2. Durma cedo na noite anterior à prova

Sabemos que dormir bem, quando se está ansioso, é um dos maiores desafios que existem. Portanto, essa dica, embora pareça impossível, é fundamental. Se você não relaxar na noite anterior à prova e ficar retomando o conteúdo, com medo de esquecer alguma coisa, ao invés de dormir, há grandes chances de algo não sair bem. Então, preze pelo seu descanso, tentando dormir o mais cedo possível, pois isso será muito benéfico para o seu desempenho na prova no dia seguinte.

3. Alimente-se bem antes da prova

Algo muito importante, especialmente nos dias que antecedem a prova, é a alimentação. Certifique-se de comer coisas mais leves e saudáveis, de modo que você não corra o risco de, ao escolher alimentos muito diferentes daqueles com os quais você está acostumado, passar mal. Lembre-se de que não ficar estufado antes do vestibular também é uma dica valiosa, pois comida demais tende a nos deixar sonolentos e pouco atentos.

Mais uma vez, é importante lembrar que o vestibular é apenas mais uma etapa de toda a sua jornada de estudos e de vida, que é muito maior que isso. Dessa forma, preze também por intercalar os momentos de estudos com atividades agradáveis e de relaxamento, a fim de que a ansiedade seja devidamente trabalhada ao longo de todo o processo. Ao seguir essas dicas, certamente você ficará mais calmo e se sentirá mais confiante no momento de realizar o vestibular.

Outra dica bem legal é conferir nossos conteúdos sobre estudos e vestibular no blog!