Como cuidar da saúde mental durante a faculdade?

Rosto de um homem assustado sendo puxado por diversas mãos

A faculdade de Medicina é conhecida como uma das mais exigentes. A rotina puxada de aulas teóricas, práticas e estudos complementares em casa é um desafio para os estudantes, que precisam estar atentos à saúde mental, para que esse período de aprendizados tão importantes seja proveitoso.

Por isso, separamos algumas dicas de como cuidar da saúde mental durante a faculdade. Confira a partir de agora.

Faça o planejamento e organize-se

Prepare um plano detalhado com tudo o que você precisa fazer. Conforme for tendo contato com as disciplinas, perceba quais exigirão mais horas de estudo e as que você tem mais facilidade. Estabelecer metas em curto e médio prazo pode ser útil. Mantenha o foco e revise periodicamente o planejamento, fazendo alterações que ajudem a otimizar seu tempo.

A organização também é fundamental: tenha um local silencioso, com todos os materiais necessários à mão, e livre de distrações para os momentos de estudo extraclasse. A biblioteca da escola é sempre uma opção para quem tem dificuldade de encontrar um cantinho mais tranquilo onde mora.

Respeite seus limites

Cada estudante tem um ritmo de estudos e capacidade de apreensão de conteúdo. Evite comparações com os colegas e enxergue-os como aliados, e não concorrentes. Extrapolar o próprio limite é algo contraproducente, pois ninguém consegue absorver de maneira eficiente o conteúdo se está cansado ou com outras preocupações na mente.

Reserve espaço para o lazer

As longas horas de estudo devem ser alternadas com períodos de diversão. Praticar seus hobbies, passar tempo com amigos e família são necessários para balancear com a rotina da faculdade.

Tenha uma alimentação saudável

Uma dieta que privilegia proteínas, gorduras “boas”, legumes, verduras, frutas e cereais vai te dar mais energia e disposição para encarar os estudos.

Pratique atividades físicas

Seja o seu esporte preferido ou caminhadas leves algumas vezes por semana, o exercício físico é primordial para manter a saúde mental, ativando substâncias que promovem prazer e combatem a ansiedade e a depressão.

Tenha um sono de qualidade

Dormir bem, as horas necessárias para descanso e recarregar as baterias , faz toda a diferença para um dia de estudos proveitoso. Deixe o celular de lado horas antes de ir para a cama e tente manter uma rotina.

Procure ajuda quando precisar

Nunca tenha medo ou vergonha de pedir ajuda. Pode ser para um colega, um professor, amigo ou familiar. Sejam estudantes que estão passando pelas mesmas situações que você; um professor, com experiência para te apoiar; ou pessoas em quem você confia: desabafar e ouvir conselhos é sempre bom para reavaliar os problemas e vislumbrar novas soluções.

O trabalho do NADD

O NADD - Núcleo de Apoio a Discentes e Docentes da Humanitas trabalha atrelado à coordenação pedagógica, visando desenvolver medidas que contribuam para a melhoria da qualidade de ensino, da relação professor/estudante e, sempre que possível, atuar preventivamente com o objetivo de diminuir os impactos das disfunções pertinentes ao processo de formação.

Realiza ainda atendimento psicopedagógico que engloba escuta, apoio, avaliação dos problemas psicopedagógicos, aconselhamento, encaminhamento dos estudantes, envolvimento da família no processo sempre que necessário, acolhimento aos estudantes transferidos, promoção da adaptação e integração, buscando contribuir no processo da formação profissional.