top of page

Portal de Notícias

Como encontrar um estágio em Medicina?


Médica falando ao telefone em frente a uma planilha e um notebook

A faculdade de Medicina conta com um momento bastante importante: o estágio, que é obrigatório, mas também tem sua versão extracurricular. É sobre essa segunda opção que vamos falar hoje, mostrando o que os estudantes podem fazer para encontrar um estágio em Medicina.


O estágio extracurricular, assim como o obrigatório, tem o objetivo de fazer com que os estudantes, com o acompanhamento de professores e médicos especialistas, tenham experiências práticas. Ele é facultativo e considerado uma atividade complementar à graduação, podendo até ser feito desde o 1º ano do curso. O estagiário pode receber bolsa ou benefícios como auxílio-transporte e alimentação, mas isso não caracteriza um vínculo empregatício.


Então, confira algumas dicas para sair na frente em busca de um estágio:


Fortaleça seu currículo


O primeiro passo é aproveitar ao máximo a faculdade e tudo que transita em torno do ambiente acadêmico. Participar de simpósios, palestras, iniciação científica e extensões universitárias é importante para mostrar que você é comprometido com o aprimoramento pessoal.


Assim, você ganha pontos nos processos de seleção para estágio e vai recheando seu currículo, o que também te auxiliará mais para frente, quando entrar para valer no mercado de trabalho.

Participe de processos seletivos em hospitais


Muitos hospitais abrem processos seletivos para estágios extracurriculares, com ou sem remuneração, para áreas variadas como emergência, UTIs, clínica geral e ginecologia.


É importante fazer uma pesquisa para saber quais as instituições que te interessam e o calendário de inscrições para as seleções, que costumam ocorrer uma ou duas vezes por ano. Aproveite as facilidades proporcionadas pelas mídias sociais e siga perfis dedicados ao assunto.


Visitas acadêmicas e centro de estudos hospitais


A Visita Acadêmica é um estágio oferecido por algumas instituições, que permite conhecer determinado serviço no qual o estudante pretende se inserir e acompanhar a rotina dos residentes e internos.


Além disso, muitos hospitais possuem centro de estudos, que promovem atividades de ensino e pesquisa científica, e recebem acadêmicos para inseri-los em campos de estágio dentro do hospital.


Acompanhe a rotina de um médico experiente


Nesse caso, provavelmente você não conseguirá um certificado formal, mas o mais importante é a oportunidade de ouro de ver de perto um profissional gabaritado em ação. Pode ser um parente, um amigo da família, um médico de sua confiança.


Se não tiver intimidade com nenhum profissional, deixe a timidez de lado e entre em contato com médicos que te inspiram. Os profissionais que mantém sites e mídias sociais costumam ser mais acessíveis. Seja humilde e cortês, apresentando argumentos sólidos para mostrar que está focado em aprender sobre determinada especialidade. Não custa nada tentar!


Como vimos, um estágio extracurricular é uma excelente maneira de aprimoramento profissional e de networking, um período de muitos aprendizados na prática e contato com médicos, enfermeiros e outros profissionais da área. Além disso, permite que conheça de perto as especialidades médicas que mais te interessam, ajudando na escolha da residência médica.


Saiba mais sobre temas relacionados à Medicina e Saúde no nosso blog.

 

 

 

20 visualizações0 comentário

留言


bottom of page