O internato é um momento bastante aguardado pelos estudantes de Medicina. Afinal, essa parte final do curso de graduação oferece a oportunidade de uma imersão na prática médica em instituições de saúde.
Estágio obrigatório não remunerado, ele corresponde a 35% da carga horária total da graduação de Medicina e conta com a supervisão de professores e profissionais experientes, que acompanham os atendimentos e diagnósticos, mas também proporciona mais independência aos estudantes, que inclusive começam a fazer plantões de até 12 horas.
Além de vivenciar com situações variadas que farão parte da sua rotina profissional em um futuro próximo, incluindo emergências, é um momento oportuno para ter contato com os pacientes e desenvolver habilidades comportamentais fundamentais para todo médico.
Empatia, resiliência, comunicação, flexibilidade e trabalho em equipe são colocados a prova no dia a dia dos alunos, que se deparam com muitos casos que exigem trabalho interdisciplinar nos hospitais, ambulatórios e clínicas.
A importância do internato para a carreira
Como engloba todas as grandes áreas de Medicina (Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde Mental), o internato é o momento em que muitos estudantes percebem com mais clareza qual especialidade é mais adequada aos seus anseios, tomando a decisão sobre qual delas cursar na residência médica.
A carga horária teórica não pode ser superior a 20% do total por estágio, e pelo menos 30% deve ser desenvolvida na atenção básica e em serviço de urgência e emergência do SUS (Sistema Único de Saúde).
Após a conclusão do internato, os estudantes já podem fazer o registro no Conselho Regional de Medicina e começar a atuar na área, ou partir para uma especialização.
O Internato na Humanitas
Na Humanitas – Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos, o internato ocorre nos principais hospitais da cidade, como o Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, Pio XII, Santa Casa e Clínica Sul, além das Unidades Básicas de Saúde da cidade vizinha de Jacareí.
O objetivo da parceria com essas instituições é integrar os alunos ao meio social regional, tendo contato com a realidade da saúde nas cidades, alinhados à proposta educacional de ter uma visão integral do ser humano.
O Hospital Municipal, por exemplo, é um polo regional de referência que funciona há 46 anos. Em 2023, foi o sexto que mais fez internações no estado de São Paulo, segundo o DataSUS.
Mantido pela Prefeitura e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), o HM fez aproximadamente 27 mil internações e 14 mil cirurgias no ano passado. Foram 500 mil atendimentos pelo Pronto-Socorro e Ambulatório, além de números expressivos na maternidade (500 nascimentos por mês) e na linha de trauma (acidentes), que atendeu cerca de 400 casos por mês.
Isso mostra um pouco do panorama que os estudantes vão encontrar: uma oportunidade única de aprendizado!
O que achou das atividades do internato? Você pode conferir mais conteúdos sobre Medicina e saúde no nosso blog. Aproveite também para seguir a Humanitas nas redes sociais!
Comentarios