Como funciona o TCC na pós-graduação?

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é uma das etapas mais aguardadas pelos alunos, seja na graduação ou na pós. Isso porque ele é a finalização do curso, o momento em que o profissional está concluindo sua formação e encontra-se devidamente preparado para o mercado de trabalho.

Entretanto, há algumas diferenças entre o trabalho na graduação tradicional e na pós-graduação, já que cada curso possui suas próprias especificidades. No caso da graduação, o trabalho já é altamente conhecido e discutido, o que ajuda a preparar o estudante para enfrentá-lo no fim de sua formação, mas como funciona o TCC na pós-graduação?

Para te ajudar a entender mais sobre isso, separamos aqui algumas informações essenciais para você conhecer as particularidades dessa etapa tão importante para sua carreira profissional.

Confira:

Qual o objetivo do TCC na pós-graduação?

Assim como na graduação, o TCC funciona como uma síntese de todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Nesse trabalho, o aluno comprova que está apto para atuar na área e para aplicar seus aprendizados de forma prática, contribuindo para os conhecimentos de sua carreira e da faculdade.

Ele costuma se basear em uma pergunta que motiva a pesquisa e vai além do formato tradicional da monografia, podendo ser produzido em formato de artigo científico ou mesmo de produto prático, no qual o aluno poderá elaborar um projeto e aplicá-lo dentro de sua área de atuação.

Na pós-graduação, os formatos podem ser artigos, dissertações ou teses, dependendo da modalidade do curso. Nas áreas da saúde, por exemplo, é muito comum que os alunos façam estudos de caso e levantamento de dados para propor uma reflexão a respeito da área.

Ainda assim, em todos esses casos, o TCC tem como objetivo mostrar para os professores e coordenadores do curso que o profissional está especializado na área escolhida, sendo capaz de produzir conhecimento e propagar informação sobre sua atuação.

Qual é a obrigatoriedade do TCC na pós-graduação?

Na pós-graduação, os alunos podem acabar se deparando com a escolha de fazer ou não o TCC. Isso porque ele é obrigatório apenas para os cursos stricto sensu, sendo opcional em outras modalidades de formação. Por isso, se o aluno fizer mestrado ou doutorado, ele só obterá seu diploma após a apresentação do seu trabalho de conclusão.

Para os cursos de lato sensu, a resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018 rescindiu a obrigatoriedade da apresentação de TCC para a formatura do aluno. Dessa forma, cabe à instituição de ensino definir se o aluno deverá fazer ou não o trabalho para conquistar o título da especialização.

Sendo assim, para descobrir a obrigatoriedade do trabalho na área escolhida, o aluno deverá analisar a grade curricular do curso logo no início dos estudos.

Na Humanitas, todos os cursos de pós-graduação demandam a produção do trabalho e apresentação para a banca, sempre formada por profissionais da área, docentes e coordenadores do curso.

O objetivo é fornecer uma formação de qualidade e comprovar o preparo do aluno para atuar na especialidade escolhida, garantindo mais segurança para o profissional e também o estímulo à produção de conhecimento.

4 dicas para fazer seu TCC com tranquilidade

Sabemos que a entrega do TCC pode ser um momento de muito nervosismo e ansiedade para os alunos, sendo ele o culpado por noites mal dormidas e muito estresse com o trabalho acumulado.

Então, pensando nisso, separamos aqui 5 dicas para te ajudar a construir o seu com mais tranquilidade e segurança, garantindo assim um resultado mais satisfatório e melhor preparo para a apresentação.

Confira:

1 - Não deixe para a última hora

Comece a pensar no tema, levantar dados e iniciar pesquisas o quanto antes para poder ter um cronograma mais flexível na produção do seu trabalho. Uma boa dica para isso é ir guardando anotações e informações importantes ao longo do curso para utilizá-los depois e evitar buscas desnecessárias;

2 - Escolha um tema do seu interesse

O TCC é um trabalho que exige muita pesquisa e demanda muito tempo do aluno, então é importante que você escolha um tema que te agrade para que esse processo seja prazeroso e instrutivo para a sua carreira. A dica é escolher um assunto que vá agregar na sua atuação pós-formação;

3 - Verifique as regras de apresentação do curso

Cada curso possui regras diferentes quanto à entrega e a apresentação do TCC, por isso, é muito importante verificar todas as etapas necessárias e modelos disponíveis para não perder tempo desenvolvendo um trabalho que precisará de alterações posteriormente;

4 - Escolha um bom orientador

A escolha do orientador do seu trabalho pode definir todo o sucesso da apresentação. Isso porque ele será seu guia e mentor durante a produção do TCC, oferecendo dicas, materiais, revisões e até contatos importantes que poderão te ajudar a levantar dados e entrevistas interessantes para o conteúdo. Além disso, ele também tem um peso grande na sua aprovação perante a banca.

Agora, que tal saber mais sobre a Humanitas? Você pode conferir nossos cursos de pós-graduação disponíveis ou ler mais sobre a faculdade em nosso blog. Aproveite também para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece por aqui!

1.674 visualizações