Como funcionam as transferências na faculdade de Medicina?

Podem ser vários os fatores que levam o aluno a querer transferir o curso para outra faculdade: insatisfação com a grade curricular, dificuldade de alojamento, valores muito elevados da cidade em questão, etc.

Quando isso acontece, é necessário pesquisar bem como fazer a sua transferência para que tudo saia como o planejado e você possa continuar sua formação sem mais problemas. Mas como funciona esse processo? Por onde começar a pesquisar?

Separamos aqui algumas informações importantes para que você entenda melhor como funcionam as transferências nas faculdades de Medicina.

Confira!

Como se decidir sobre sua transferência?

Primeiramente, o aluno precisa ter certeza de sua escolha. É importante ressaltar que a transição ficará gravada em seu currículo e terá um grande impacto na sua carreira, portanto deve ser uma decisão muito bem analisada e ponderada.

Em caso afirmativo, o aluno então deve pesquisar todos os detalhes pertinentes na nova instituição de sua escolha, como por exemplo a grade curricular, os custos de vida, distância da faculdade até sua moradia e outros fatores.

A partir daí, é importante entender como funciona o processo de transferência nessa instituição. Na Humanitas, por exemplo, temos um processo seletivo que acontece uma vez por semestre, no qual o aluno realiza uma prova para testar seus conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo de sua formação.

As datas são sempre divulgadas em nossas redes sociais, juntamente com o edital, que fica disponível em nosso site.

Nesse processo, o aluno deve separar todos os documentos necessários e entrar em contato conosco para tirar as suas dúvidas.

É importante que a inscrição seja feita com muita atenção e cuidado para que tudo saia corretamente e você possa se matricular tranquilamente, então faça tudo com calma e busque as respostas para todas as suas perguntas.

Como fazer o pedido de transferência?

Após ter sua decisão formada, o aluno deve fazer o pedido de transferência junto à instituição na qual ele está matriculado. Isso normalmente é feito na coordenação do curso, que detém todos seus dados acadêmicos e informações requeridas para dar início ao processo.

Os documentos necessários variam de acordo com a instituição para a qual o aluno deseja se transferir, mas todas têm como principal requisito a declaração de regularidade acadêmica atualizada.

Isso porque este é o documento que comprova que você é mesmo um estudante universitário e que está regularizado perante sua faculdade.

Também é possível que seja pedido seu histórico acadêmico, documento que contém todas as informações sobre as disciplinas já cursadas, seus conteúdos programáticos e suas cargas horárias, para que possa ser feita uma comparação com a grade curricular do curso no qual você deseja ingressar.

O que você precisa saber antes de fazer sua transferência

É muito importante ter em mente que a transferência só pode acontecer quando há vagas disponíveis na faculdade em questão. Por esse motivo, o aluno deve sempre se manter atento às redes sociais, sites e outras fontes de informação da instituição para qual busca se transferir.

Além disso, existem algumas limitações que variam de acordo com a faculdade escolhida, como, por exemplo, a possibilidade de transferência entre cursos diferentes.

Algumas aceitam que alunos de Engenharia se inscrevam para transferência em Marketing, mas isso já não acontece para os cursos de Medicina.

Na Humanitas, aceitamos apenas alunos de Medicina para Medicina. Além disso, só admitimos transferências de faculdades nacionais e reconhecidas pelo MEC, não sendo possível o aluno se transferir de uma universidade do Chile para cá, por exemplo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o processo de transferência e toda a documentação, burocracia e mudanças importantes que ele envolve, que tal conhecer um pouco mais sobre a nossa faculdade?

Aproveite também para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades do mundo acadêmico!