Confira tudo que rolou no 3º Encontro Científico

A Humanitas promoveu, em outubro, o 3º Encontro Científico, com o tema de Inovações Tecnológicas na Atenção Primária. Durante três dias, o evento buscou propiciar a atualização em temas relevantes para a APS (Atenção Primária à Saúde), com enfoque no avanço tecnológico, além de reforçar a integração “ensino – serviço – comunidade” e prestigiar a pesquisa científica.

No primeiro dia, durante a tarde, os alunos que inscreveram seus trabalhos científicos no Encontro fizeram a apresentação para professores, preceptores e outros alunos da Humanitas.

À noite, tivemos a abertura do evento, na qual os diretores, juntamente com o mantenedor e a professora responsável pela organização, disseram algumas palavras sobre a importância do Encontro para o conhecimento e formação acadêmica.

Após a cerimônia, um dos mantenedores da Humanitas, Dr. José Mariano Soares de Moraes, fez uma palestra com dados importantes sobre a saúde brasileira, mostrando investimentos e traçando comparativos.

No segundo dia, começaram as palestras logo de manhã. Foram vários nomes importantes da área da saúde, tanto da região quanto de outros estados. O Prof. Dr. Jorge Montessi, Dra Margarete Carlos da Silva Correia, Dra. Rosana Gravena, Prof. Dr. Carlos Alberto Maganha, Dra. Renata Mantovani e Dra. Renata Cristina da Silva Pinto participaram das primeiras mesas redondas sobre gestão.

Saúde do Homem (com o Prof. Dr. Horus Antony Brasil, Prof. Dr. Rodolfo Otávio Tomaz Bertti, Prof. Dr. Odwaldo Barbosa e Silva e Prof. Dr. Alister de Miranda Cara), Saúde Mental (com a Profa. Dra. Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão, Dr. Alberto Carbone, Dra. Estela Lourenço, Dra. Giovana Francine Gonçalves da Costa Buono Teixeira e Profa. Dr. Michelle Barbosa) e Tecnologia na APS (com a Dra. Denise Tiemi Noguchi Maki, Dr. Roberto Schoueri Junior, Prof. Dr. Djalma Rabelo Ricardo, MSc. Aline Pelegrini de Oliveira, Esp. Rita de Cássia Pinheiro Salazar, Dra. Rita de Cassia Castro de Oliveira, Dra. Rosana Seleri Fontes, Esp. Marta Lisiane Pereira Pinto de Carvalho e Dr. Newton Ferreira de Oliveira) foram outros temas abordados.

No período da tarde, ocorreram oficinas de fitoterapia, homeopatia, shantala e reiki, além de palestras que trataram sobre “Medicina do Estilo de Vida” (Dra. Sley Tanigawa Guimarães), “A Saúde do Sono” (Dra. Rosemeiry Tereza Marçal), “Nutrologia e Microbiota - Impacto na Qualidade de Vida e Longevidade” (Dra. Carolina dos Santos Scarpa de Toledo), “Impacto do estresse na saúde: como manejar” (Dra. Regina Chamon), “Medidas não farmacológicas para o controle da Hipertensão Arterial: Baseado em evidências” (Prof. Dr. Plínio Ramos), “Diabetes” (Dr. Cesar Augusto Rana de Araujo), “Medicalização da Vida (Dra. Renata Lemonica), “A Medicina baseada em valor: Boas Práticas Médicas e a experiência do paciente” (Dr. André Luiz Vaitsman Chiga), “A Indústria Farmacêutica e o Meio Ambiente” (Dra. Luciana Claudina Ansante), “Imunobiológicos da Pesquisa à Prática Clínica” (Dra. Ana Marisa Chudzinski Tavassi).

Os workshops “Procedimentos Médicos na Atenção Primária à Saúde”, “Cantoplastia ungueal”, “Drenagem de abscesso”, “Retirada de nevos e verrugas”, “Curativo e sutura” e “BLS - Suporte básico de vida”, fecharam a programação de sexta.

Encerramento do 3º Encontro Científico

No terceiro dia, continuaram as palestras até o meio dia, com as temáticas “Inovações Tecnológicas”, “Telessaúde”, “Inteligência Artificial na Medicina Preventiva”, “Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes”, “Diagnóstico e Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Encefálico na UBS”, “Insuficiência Venosa Crônica e Insuficiência Arterial Periférica na APS”, “Saúde Bucal do Bebê”, “Prevenção de Acidentes na Infância”, “Doenças Respiratórias na Primeira Infância”, “Cuidados com as Mamas e Aleitamento Materno” e “Métodos Contraceptivos de Longa Duração”.

Na sequência, houve a cerimônia de encerramento, na qual os diretores fizeram a premiação dos melhores trabalhos científicos dos alunos. Foram seis eixos diferentes: “Inovações e Tecnologias na Área da Saúde”, “Ciência Básica”, “Serviço e Comunidade”, “Clínico Cirúrgico” e “Ensino-avaliação”.

Após a entrega do prêmio, a bateria da Humanitas, juntamente com as líderes de torcida, fez uma apresentação eletrizante no gramado da faculdade, encerrando o evento com muita emoção.

Durante todo o Encontro, contamos com barraquinhas de artesanato, arte e cultura local, nas quais trabalhadores autônomos puderam mostrar um pouco mais do seu trabalho para a comunidade acadêmica.

Que venha o próximo Encontro Científico da Humanitas!