top of page

Portal de Notícias

Conheça a parceria de Educação Interprofissional entre ITA e Humanitas


Mais do que apenas as aulas e atividades tradicionais dos cursos de graduação, algo que agrega muito valor e conhecimento à formação do aluno é a possibilidade de participação em atividades complementares, como estágios e intercâmbios.


Na Humanitas, a experiência do aluno como um todo é valorizada, sendo a faculdade um agente importante dessa iniciativa ao oferecer diferentes propostas de ensino para a complementação do conhecimento, pois entende-se que, dessa forma, o profissional estará mais preparado para a atuação de destaque no mercado de trabalho.


Foi pensando nisso que a Humanitas e o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) fecharam uma parceria de Educação Interprofissional, que possibilita o intercâmbio de alunos entre as instituições para complemento da grade curricular com cursos de diferentes disciplinas.


Quer saber mais sobre isso? Confira!


O que é Educação Interprofissional?


O Ensino Interprofissional pode ser conceituado como uma proposta em que duas ou mais profissões aprendem sobre o trabalho conjunto e sobre as especificidades de cada uma, buscando a melhoria da qualidade profissional. É considerado um estilo de educação que prioriza o trabalho em equipe, a integração e a flexibilidade da força de trabalho, que deve ser alcançada com um amplo reconhecimento e respeito às especificidades de cada profissão.


Pensando nisso, segundo estudo encomendado pela National Science Foundation, “Os Grandes Desafios para Engenharia”, existe uma sinergia prevista ("interdependência") entre Engenharia, Ciência e Medicina na solução dos problemas do século 21. Vários dos desafios estão relacionados de alguma forma à qualidade da saúde humana, particularmente o “Engineer Better Medicines”, incluindo o desenvolvimento de novos medicamentos e diagnósticos.


Dessa forma, é entendido que alunos de Engenharia e Medicina têm muito que aprender uns com os outros, podendo potencializar o trabalho em ambas as profissões na troca de experiências, conhecimentos e habilidades.


Como funciona o programa interprofissional da parceria ITA e Humanitas?


Visando o aprofundamento dos estudos, a Humanitas e o ITA desenvolveram um programa em parceria, baseado nos princípios da aprendizagem construtivista, no qual os alunos de ambas as instituições podem usufruir de aulas de três horas semanais, que envolvem práticas de aprendizagem ativa e trabalho em equipes mistas – ou seja, contendo alunos de Medicina e Engenharia –, que têm o objetivo de estimular a busca de solução tangível para um desafio de saúde comunitária.


O programa é destinado aos alunos do terceiro ano de Medicina da Humanitas e aos estudantes do ITA que estejam cursando o Minor Engineering. Para isso, os alunos contam com a infraestrutura dos laboratórios e salas de tutoria e TBL da Humanitas, além dos laboratórios e salas de aula do ITA.


Confira a estrutura curricular:


  • Disciplina presencial “Inovação Interprofissional em Engenharia Biomédica” para estudantes do terceiro período do curso de Medicina e estudantes do Minor Engineering – 60 horas.

  • Disciplinas optativas (sistema online) em diversas áreas da Engenharia Biomédica – 120 horas.

  • Disciplinas optativas (presenciais) em disciplinas do Curso de Medicina (Anatomia, Histologia, Fisiologia, Bioquímica, etc.) e/ou dos Cursos de Engenharia do ITA, desde que existam vagas disponíveis.


Metodologia


A disciplina “Inovação Interprofissional em Engenharia Biomédica” acontece por meio de trabalhos em equipes interprofissionais para a resolução de problemas de saúde vinculados às necessidades de saúde da população, utilizando-se dos passos do PBL, além do desenvolvimento de produtos e soluções nos laboratórios de ambas as instituições.


Além disso, os estudantes aprovados na disciplina “Inovação Interprofissional em Engenharia Biomédica” poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica na área de Engenharia Biomédica Humanitas/ITA dentro das linhas de pesquisa existentes e de vagas pré-determinadas.


Quer ficar por dentro de mais iniciativas como essa? Siga a Humanitas nas redes sociais para não perder nada do que preparamos por aqui! Aproveite também para conferir outros conteúdos em nosso blog.

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page