top of page

Portal de Notícias

Conheça o DICAM


Garota com avião e um globo na mão

Já imaginou atuar em Medicina no exterior? Na Humanitas, um grupo de estudantes está se mobilizando para transformar esse sonho em realidade com a criação do DICAM (Diretório de Internacionalização da Carreira Médica), que será lançado oficialmente em agosto de 2023.


Iniciativa das alunas Sofia Oliveira Dias, Ana Maria Chaves Micheletto e Milena Peres Ribeiro, o DICAM tem como objetivo capacitar e expor os alunos ao inglês médico, de forma que a prática da Medicina em locais fora do Brasil seja viabilizada, além de construir, junto ao corpo docente, um órgão acadêmico que seja pioneiro e referência em auxiliar os alunos na construção de um currículo de excelência e destaque.


“O projeto começou quando conversamos sobre nossos sonhos sobre o futuro e descobrimos que havia algo em comum, que seria uma carreira que transcendesse as fronteiras do Brasil. Com isso, passamos a observar que outros alunos também tinham esse sonho, mas que estávamos dispersos, lutando sozinhos para ultrapassar essa barreira. Assim, construímos o DICAM com a intenção de unir essas pessoas”, afirma Ana Maria.


A intenção do grupo é firmar parcerias com profissionais e instituições médicas de ponta no âmbito nacional e internacional, como o MD Rhanderson Cardoso (cardiologista da Harvard Medical School) e a Dra. Luana Moury (médica do Mount Sinai New York), entre outros.


O grupo conta com todo apoio do corpo docente da Humanitas. “Os professores farão parte do projeto como palestrantes e como pontes com outros profissionais”, explica Ana Maria.


Após o lançamento e a abertura de inscrições para participação dos alunos, o grupo já está pronto para iniciar as atividades em setembro. A previsão é de uma programação intensa, com palestras, discussões de casos clínicos, análises de artigos e outras atividades, todas em inglês, sendo organizadas.


A Humanitas incentiva e apoia iniciativas como o DICAM. Outro exemplo de mobilização dos estudantes é o grupo Diversus, um coletivo de estudantes que busca promover e representar os diversos grupos sociais presentes aqui na faculdade.


Por meio de ações estratégicas, o Diversus dá voz a mulheres, negros, LGBTQIAP+ e muitos outros grupos, tornando a Humanitas cada vez mais inclusiva e especial.


Programas de extensão Humanitas

Outro viés para promoção de atividades complementares à grade curricular da graduação em Medicina é a extensão universitária, que busca difundir o conhecimento produzido no meio acadêmico por meio de uma inter-relação entre a sociedade e a comunidade discente.


As modalidades de extensão se fundamentam na pesquisa e no ensino, e incluem:


  • Cursos para o processo de educação continuada;

  • Eventos de curta duração, como palestras, seminários e congressos, entre outras modalidades;

  • Programas de ação contínua, que têm por objetivo o desenvolvimento de comunidades, a integração social e a integração com instituições de ensino;

  • Prestação de serviços, como realização de consultorias, atividades assistenciais e outras, não incluídas nas modalidades anteriores e que utilizam recursos humanos e materiais de todas as unidades da Humanitas.


As atividades do programa de extensão geram um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado, tanto pelos docentes, quanto por estudantes.


A ideia de extensão está associada à crença de que o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa deve necessariamente possuir intenções de transformar a realidade social, intervindo em suas deficiências e não se limitando apenas à formação dos alunos regulares da instituição.

A extensão é indissociável do ensino e da pesquisa: elas se complementam na medida em que esta fornece material para a pesquisa e campo para o ensino, além disso, formando cidadãos.


Aliada às atividades do Programa Integrador, é um dos pilares do importante momento de contato com diferentes realidades sociais e econômicas, que trará ensinamentos que serão fundamentais durante toda a trajetória profissional.



16 visualizações

Commentaires


bottom of page