Conheça o Laboratório Anatômico da Humanitas

Um dos ambientes mais importantes para a graduação de Medicina é o laboratório anatômico. Nele, os alunos podem ter contato direto com o corpo humano, estudando cada célula e vaso sanguíneo estruturado na fisiologia humana para complementar sua formação com aulas mais práticas e aprofundadas sobre a anatomia.

Na Humanitas, nosso laboratório conta com um acervo completo de peças de resina, que simulam com fidelidade as estruturas anatômicas do organismo humano, permitindo a localização e caracterização de forma precisa e detalhada. Além disso, a faculdade conta com uma grande disponibilidade de peças frescas humanas, conservadas em glicerina para uma utilização confortável e segura durante as aulas. Disponibiliza também uma moderna mesa anatômica, material de realidade virtual que permite a dissecação do corpo humano, com prático isolamento e ampliação de estruturas.

“A infraestrutura física do laboratório, bem como todos os nossos recursos de aprendizagem, permitem que o estudante possa realizar a articulação básico-clínica e clínico-básica dos conteúdos propostos ao longo do curso, assumindo protagonismo nesse processo”, conta a Dra. Aletéia Fernandes, professora responsável pelo laboratório. “A amplitude do espaço permite mobilidade, acessibilidade e organização personalizada para que os docentes e estudantes possam realizar atividades distintas de ensino-aprendizagem com momentos de demonstração, realização de metodologias ativas, estudos em grupos e cenários de apoio.”

Para ajudar nesse processo, o laboratório ainda conta com o suporte técnico de Suéllen de Souza e Geovane de Oliveira, técnicos responsáveis pela manutenção e auxílio dos estudantes em momentos livres de estudos extracurriculares, permitindo a ampliação e flexibilidade da aprendizagem.

“Ajudar os alunos sempre que posso é o que mais me satisfaz”, conta Geovane. “Saber que no futuro se tornarão grandes médicos e que, de alguma forma, fizemos parte dessa história, me deixa muito feliz.”

Já Suéllen, quando questionada sobre como o trabalho no laboratório acrescenta à sua experiência profissional, conta que durante sua graduação em Ciências Biológicas, não teve muita oportunidade de aprender a anatomia humana, então a atuação prática está lhe agregando ainda mais conhecimento na área, cativando-a para se aprofundar mais nas atividades do setor.

Sobre os principais desafios do trabalho, Geovane explica que “a parte de dissecação dos corpos exige muita destreza e responsabilidade, pois devemos preservar o máximo possível as estruturas corporais para o aprendizado dos alunos. Além, é claro, do conhecimento de misturas químicas para a conservação e das técnicas de limpeza das ossadas humanas para realizar a desinfecção e, posteriormente, a liberação para as aulas.”

O laboratório está aberto para visitação e estudo dos alunos de segunda a sábado, sendo necessário agendamento para confirmação de disponibilidade.

Vestibular

Quer estudar em uma instituição completa e com infraestrutura de primeira? As inscrições para o vestibular do 2º semestre de Medicina 2022 já estão abertas. São 60 vagas disponíveis para o curso, que acontece em período integral, com duração de 12 semestres e aulas práticas nos principais hospitais de São José dos Campos.

As inscrições vão até o dia 12 de março e devem ser feitas exclusivamente pela Internet, no site da Fundação Vunesp, no qual o aluno poderá escolher entre as cidades de São José dos Campos e São Paulo para realização da prova.

Já a prova, acontece no dia 5 de junho, com divulgação dos resultados e convocação dos alunos no final do mês.

Para acessar o edital e obter mais informações, acesse o site da Vunesp.

Aproveite também para nos seguir em nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece por aqui!