top of page

Portal de Notícias

Conheça os 6 tipos de inteligência


Em 1980, foi desenvolvida, por pesquisadores respeitados de Harvard, a teoria das múltiplas inteligências. Seu princípio, de maneira sintetizada, consiste em considerar o fato de que há mais de um tipo de inteligência existente. Sendo assim, a maneira linear e simplista com que se aferia as habilidades de cada indivíduo deve ser relativizada, pois nem todos possuem as mesmas aptidões.


Dessa forma, alguns avanços podem ser notados em relação ao modo como lidamos com as diferentes maneiras por meio das quais os indivíduos expressam sua inteligência, assim como as áreas em que apresentam maior facilidade. A partir dessa concepção, admite-se que o fato de alguém não ter qualquer familiaridade com os números não o faz menos inteligente do que um mestre matemático.


Ao invés de considerar, de forma tão restritiva, o potencial cognitivo das pessoas, através da adoção de um parâmetro de medição universal - e de áreas consideradas mais importantes do que outras -, desenvolveu uma série de tipologias distintas. Nesse conteúdo, destacaremos quais são, bem como as suas principais características.


Inteligência Linguística


Como o próprio nome sugere, a inteligência do tipo linguística é aquela que está relacionada com uma maior facilidade de comunicação e seus correlatos, tais como:

  • Interpretação de textos;

  • Facilidade no aprendizado de novas línguas;

  • Afeição pela leitura.

Esses aspectos, atinentes à inteligência linguística, são acentuados em indivíduos dotados, preponderantemente, por esse tipo de inteligência. Logo, recebem destaque em relação a características presentes em outras tipologias.


Inteligência Matemática


Ao contrário da inteligência linguística, a inteligência matemática está atrelada à habilidade com os números. Nesse caso, os sujeitos podem até não ter tanto manejo comunicativo ou apreço pelo aprendizado de novas línguas. No entanto, quando se trata de cálculos e raciocínio lógico, eles são altamente habilidosos.


Dentre os aspectos que mais se destacam naqueles que possuem como predominante a inteligência matemática, constam os seguintes:

  • Facilidade em reconhecer padrões e repetições;

  • Capacidade lógica diferenciada;

  • Facilidade no trato com números;

  • Facilidade para resolução de enigmas;

  • Habilidade nas operações com as ciências exatas.

Inteligência Visual-espacial


Aqueles que possuem a inteligência visual-espacial aguçada gozam de habilidades diferenciadas em relação às artes e ao próprio senso estético. São sujeitos que, via de regra, têm bastante traquejo em situações em que é necessário contar com movimentos precisos.


Inteligência Emocional


A inteligência emocional, como temos descoberto cada vez mais com o passar do tempo, é algo extremamente importante a qualquer indivíduo. Portanto, aqueles que possuem esse tipo de inteligência bem desenvolvido têm a empatia bem desenvolvida, assim como uma grande inclinação a realizar, por exemplo, trabalhos voluntários.


A maioria das pessoas com inteligência emocional acentuada possuem, naturalmente, um apreço muito grande em relação aos animais e às pessoas. São altamente capazes de compreender, com profundidade, os sentimentos e emoções dos outros. Com isso, tendem a ser excelentes companhias e ótimas conselheiros.


Inteligência Corporal Sinestésica


A inteligência corporal sinestésica tem a ver com o bom uso do corpo em diversos sentidos. De forma geral, as pessoas com esse tipo de inteligência bem desenvolvido possuem muita facilidade em relação à coordenação motora, gostam de se exercitar e utilizam o corpo de forma bastante eficiente, apresentando muito controle em seus movimentos.


Inteligência Musical


A inteligência musical é uma das mais raras. Nesse sentido, as pessoas que a apresentam de maneira preponderante tendem a apresentar as seguintes características:


  • Alta capacidade criativa;

  • Facilidade para aprender a tocar diferentes instrumentos;

  • Ótima capacidade de memorização;

  • Tendência a associar sons com momentos distintos do dia a dia.

Agora que já passamos pelos 6 tipos de inteligência, é importante ressaltar que, embora cada um guarde consigo características peculiares, nenhum deles pretende ser melhor do que o outro. Ao invés disso, os tipos de inteligência podem contribuir com o nosso autoconhecimento, de modo que seja possível nos aprimorarmos em relação àqueles tipos que não são tão naturais em nosso ser. Em outras palavras, o fato de conhecermos os tipos de inteligência pode ser uma grande oportunidade de desenvolvermos os aspectos que reconhecemos não serem tão bem desenvolvidos em nós.

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page