Conheça nossa pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional

A fisioterapia dermatofuncional é uma das áreas que mais crescem na saúde. Ela é uma parte da fisioterapia que dialoga diretamente com a dermatologia e a estética, atuando nos cabelos, glândulas, unhas, pelos e receptores.

Em resumo, ela trata e restaura não apenas a estética, mas as funções da pele como um todo, melhorando o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes por meio da avaliação, tratamento e prevenção de desequilíbrios funcionais e outros problemas de saúde causados por cirurgias, traumas e doenças que afetam a unidade do corpo.

As principais atividades do profissional dessa área incluem o tratamento e reabilitação de pacientes que sofreram com acidentes, queimaduras, cânceres e cicatrizes decorrentes de traumas, atuando também como apoio durante cirurgias plásticas e oferecendo cuidados no pós e pré-operatório.

Na Humanitas, o curso de pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional vem para propor uma visão estratégica da atuação na área, oferecendo uma maior compreensão dos aspectos conceituais, fisiopatológicos, etiológicos e clínicos das principais alterações dermatofuncionais. É a especialização ideal para quem busca se atualizar e crescer como profissional.

Com um corpo docente preparado e coordenação especializada, a pós acontece em sistema presencial, com aulas quinzenais aos sábados, das 8h às 19h, e carga horária total de 380 horas, distribuída ao longo de 18 meses.

Confira a grade curricular

O curso visa uma formação completa e multidisciplinar, passando por diversos conceitos e técnicas de procedimentos estéticos e suas inovações. A grade também conta com atividades práticas e noções de marketing para guiar o aluno por um conhecimento mercadológico amplo e atualizado.

Confira algumas das principais matérias abordadas ao longo da pós:

• Recursos terapêuticos manuais em fisioterapia dermatofuncional;

• Bases e princípios físicos da eletrotermofototerapia, de ondas eletromagnéticas, calor e ondas mecânicas;

• Formas de aplicação, parametrização, indicações e contraindicações dos recursos eletrotermofototerapêuticos em fisioterapia dermatofuncional;

• Análise de mercado e composto de marketing – 4 p's;

• Estratégia de produtos, marcas e sistema de distribuição de produtos;

• Introdução à fisioterapia baseada em evidências e epidemiologia clínica;

• Introdução à cosmetologia;

• Fisioterapia em dermatologia;

• Disfunções estéticas corporais e sistemas de avaliação;

• Abordagens fisioterapêuticas das disfunções corporais;

• Fisioterapia em angiologia e linfologia;

• Fisioterapia em cirurgia plástica reparadora e bariátrica;

• Fisioterapia em cirurgia plástica estética;

• Fisioterapia em queimados e úlceras cutâneas;

• Disfunções estéticas faciais e sistemas de avaliação;

• Abordagens fisioterapêuticas das disfunções faciais.

Coordenação especializada e operacional

A coordenação do curso fica a cargo da Profª Giselle Guginski, Doutora e Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Especializada em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade da Cidade de São Paulo – UNICID e Bacharel em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Diferenciais do curso

• Conceitos da estrutura e função dos sistemas tegumentar e correlatos;

• Compreensão dos aspectos conceituais, fisiopatológicos, etiológicos e clínicos das principais alterações dermatofuncionais;

• Métodos e instrumentos disponíveis para a avaliação dos indivíduos assistidos neste campo de atuação;

• Mecanismos de ação, os efeitos fisiológicos e terapêuticos, as indicações e contraindicações, formas de aplicação e manuseios seguros dos recursos fisioterapêuticos;

• Refletir sobre o cotidiano atual da intervenção fisioterapêutica e da necessidade constante de seu aprimoramento baseado em evidência científica;

• Visão estratégica que garanta formas de atuação eficazes no mercado de trabalho em diversos tipos de serviços (consultórios, clínicas, hospitais, spas, academias, home care, etc).

Mercado de trabalho para Fisioterapia Dermatofuncional

As principais atividades do fisioterapeuta dermatofuncional incluem rotinas de consultas, avaliações físicas, consultorias, análises e entrevistas para estabelecer diagnósticos prévios.

Além disso, é comum que ele também atue no acompanhamento de pacientes durante o tratamento com outros profissionais de saúde, sendo uma peça fundamental de equipes multidisciplinares.

A média salarial pode chegar a até R$ 5.000, segundo dados do Joobydoo, mas pode variar de acordo com a região de atuação, já que o valor está relacionado com os equipamentos e técnicas utilizados pelo profissional nos procedimentos.

Faça já a sua inscrição

Na Humanitas, você conta com todo apoio e qualificação que precisa para crescer na sua carreira e se destacar no mercado de trabalho. Nossa infraestrutura conta com laboratórios modernos, salas amplas e aparelhagem inovadora para fornecer a melhor experiência na formação de nossos alunos.

Estamos localizados na Avenida Isaur de Pinho Nogueira, 5.900, Vila Tatetuba, em São José dos Campos.

Aproveite já para preencher o nosso formulário e obter mais informações sobre esse e outros cursos de pós-graduação. Se preferir, entre em contato conosco pelo e-mail renata.paula@humanitas.edu.br ou pelo telefone (12) 2012-6610.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades sobre a Humanitas!