Conheça o Mentoring Humanitas 2024

Professor médico e aluna, ambos usando jalecos e ostetoscópios, conversando nos corredores da Humanitas

Sabemos como a graduação em Medicina pode ser um grande desafio. Horas de estudo e dedicação, prazos e a correria do dia a dia podem ter um impacto tanto na saúde emocional quanto nas dificuldades e resultados obtidos ao longo do curso.

A jornada acadêmica é repleta de desafios e descobertas, e entendemos que orientação e aconselhamento adequados desempenham um papel crucial no sucesso de nossos estudantes.

Pensando nisso, elaboramos o Mentoring Humanitas 2024, um projeto de extensão, criado especialmente para te oferecer a mentoria de um professor de forma a receber orientação, estímulo e acompanhamento dos seus progressos e dificuldades.

O projeto busca fornecer um ambiente favorável para o crescimento acadêmico, profissional e pessoal, permitindo que os alunos se beneficiem da vasta experiência e conhecimento de nossos educadores.

O que oferecemos?

No Mentoring Humanitas 2024, cada aluno terá a oportunidade de ser emparelhado com um professor mentor, com base em interesses acadêmicos, metas de carreira e áreas de especialização. Essa conexão individualizada permite discussões abertas, orientação personalizada e aconselhamento relevante.

Dessa forma, os mentores estarão disponíveis para ajudar os alunos a navegar pelos desafios acadêmicos, fornecendo insights valiosos sobre cursos, estágios, pesquisas e oportunidades profissionais. Além disso, eles podem oferecer conselhos sobre a vida universitária, equilíbrio entre estudos e vida pessoal, e desenvolvimento de habilidades essenciais.

O Mentoring Humanitas 2024 também serve como uma plataforma para expandir redes profissionais e desenvolver habilidades importantes para a prática médica e além. Os alunos terão a oportunidade de participar de eventos, workshops e atividades projetadas para promover o crescimento pessoal e profissional.

Entre todos os benefícios, nossos alunos poderão:

• Identificar dificuldades na sua formação;

• Receber apoio socioemocional e informacional;

• Favorecer novas experiências;

• Estimular novos contatos sociais/profissionais;

• Avaliar as próprias realizações e habilidades;

• Compartilhar experiências com os colegas e o mentor;

• Aprender sobre si mesmo para uma autoestima, autoconceito e autoimagem realistas;

• Construir e explicitar, em parceria com o mentor, seus planos individuais de aprendizagem;

• Orientação, instrução e encorajamento com objetivo do desenvolvimento das competências pessoais e profissionais.

Como funciona?

A participação é aberta para estudantes a partir do 2º período, com número de vagas limitado a 10 estudantes por mentor, em um total de 60 vagas.

As inscrições serão feitas no Espaço Docente, de 22 a 29 de fevereiro, sendo realizadas uma vez a cada semestre, mas o estudante deve permanecer com o mesmo mentor ao longo do curso, salvo em situações especiais.

Os estudantes inscritos serão sorteados de acordo com seus interesses expressos na inscrição, na qual poderão indicar 3 opções de docentes candidatos a mentores.

Além disso, ao final do projeto, constará no seu currículo a carga horária de sua participação como atividade complementar, sendo ela de 2 horas em encontros quinzenais, totalizando 16 horas semestrais.

Inscreva-se já e participe! Aproveite para conferir outras dicas de estudo e saúde emocional em nosso blog, e fique por dentro de todas as novidades em nossas redes sociais.