top of page

Portal de Notícias

Diabetes: 4 mitos e verdades sobre a doença


Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 13 milhões de pessoas vivem com a doença no Brasil. Este é um número alarmante, pois representa quase 7% de toda a população do país, sendo o Diabetes Tipo 2 o mais comum entre os brasileiros.


Mundialmente, o diabetes já se tornou um sério problema de saúde pública, crescendo em previsões a cada ano. A estimativa da incidência da doença em 2030 já é de 21,5 milhões!


Mas mesmo com todos esses dados expressivos, ainda há muitos mitos e tabus que ouvimos no dia a dia e que acabam contribuindo para a disseminação da doença e a piora do quadro dos pacientes, que muitas vezes não seguem o tratamento corretamente ou nem sabem que possuem a doença, até que seja tarde demais.


Pensando nisso, separamos aqui 4 mitos e verdades sobre o diabetes para ajudar na conscientização e alerta sobre essa doença. Confira!


1. Comer doces causa diabetes


Essa constatação é um mito, pois o consumo isolado de açúcar não leva à doença exclusivamente. Para que haja o desenvolvimento do diabetes, o paciente precisa ter predisposição genética, além de outros fatores de risco, como:

  • Obesidade;

  • Sedentarismo;

  • Histórico familiar.

Entretanto, o consumo de açúcar exagerado pode levar ao desenvolvimento de hábitos não saudáveis para o corpo, levando à obesidade e ao sedentarismo, dois dos fatores de riscos já citados acima. Por esse motivo, deve-se moderar o consumo para evitar problemas no futuro.


Além disso, o consumo de açúcar é um agravante para quem já sofre com a doença, sendo necessário dosar as quantidades para evitar desregular os níveis de insulina no sangue.


2. Pessoas magras também podem ter diabetes


Isso é uma verdade, pois o diabetes está associado à hereditariedade e à idade, podendo afetar qualquer pessoa, em qualquer peso.


O que acontece é que a obesidade é um dos fatores que ajudam na formação da doença por conta da desregulação dos níveis de insulina, colesterol e outros elementos essenciais para a saúde humana. Entretanto, não é um aspecto limitante.


Mesmo assim, é sempre importante manter uma rotina saudável, com práticas de exercícios e alimentação variada, pois essa é uma das formas mais eficazes de prevenção.


3 . O diabetes tem cura


Essa é uma mentira muito comum, já que algumas pessoas podem apresentar quadros positivos após o tratamento e a incorporação de hábitos mais saudáveis no dia a dia. O que acontece, na verdade, não é uma cura, mas sim um controle nos níveis de açúcar no sangue, podendo até chegar a números normais.


Para atingir esse resultado, o paciente deve manter uma dieta regular, medicamentos orais ou insulina como seu tratamento principal. Também é necessário manter uma rotina de exames regularmente para verificar a presença de complicações ou piora no quadro de saúde.


Ainda assim, é importante ressaltar que o diabetes não tem cura, podendo voltar a se manifestar rapidamente caso a pessoa volte a se alimentar mal, ganhar peso ou parar de praticar exercícios.


4. O diabetes requer uma dieta restrita


Essa é uma meia verdade, pois apesar de não ser comum a restrição do cardápio do paciente, o diabético deve reduzir suas porções e se atentar sempre aos níveis de açúcar ingeridos no dia a dia.


Por exemplo, o consumo de massas e outros carboidratos é permitido, desde que em pequenas quantidades. Frutas, apesar de serem ótimas opções para uma boa alimentação, também devem ser controladas, pois possuem muitos açúcares e podem facilmente desregular os níveis sanguíneos.


O mais indicado é seguir um plano alimentar bem estruturado por um nutricionista para que haja a contagem de nutrientes ingeridos por dia.


Lembre-se: a boa alimentação é a chave para a saúde.


No nosso blog, você pode conferir outras dicas e informações interessantes sobre a área da saúde, além de ficar por dentro de todos os cursos e novidades que acontecem aqui na Humanitas. Aproveite também para nos seguir nas redes sociais.


9 visualizações
bottom of page