top of page

Portal de Notícias

Egresso Humanista – Como é o pós-faculdade da Humanitas?


pernas vestindo calça jeans sob um avental branco andando em um corredor de hospital

Depois de anos de muita dedicação, estudos e aprendizados valiosos, a graduação em Medicina acabou. E agora, como é o pós-faculdade da Humanitas?


Para começar, é importante destacar que são vários caminhos possíveis, e que os alunos têm todo apoio para amadurecer seus planos durante o curso, com auxílio, informações e orientações dos professores.


Os médicos podem iniciar a carreira como clínicos gerais logo após a graduação em Medicina, abrindo um consultório ou atuando em clínicas e hospitais. Outra situação bastante comum é a união de colegas de faculdade para a formação de uma sociedade médica.


Os recém-formados também estão capacitados para atuar em unidades de emergência. Optar por fazer plantões é uma escolha rentável que muitos fazem para garantir uma reserva. Para isso, é preciso ter um CNPJ para emitir nota fiscal para o hospital. Apesar da rotina desgastante, é uma maneira de ter um aprendizado mais rápido sobre diferentes áreas e situações.


Residência Médica


Uma das alternativas mais atraentes – e, por isso mesmo, mais concorridas – é a residência médica, período para aprofundar os estudos em alguma área específica, com valorização da parte prática.


Como as provas são consideradas de nível difícil, o ideal é ir se preparando anos antes de se formar. A excelente notícia é que os alunos egressos da Humanitas têm obtido ótimos resultados nas seleções para residência em instituições de referência em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


Somente no último semestre, os ex-alunos da Humanitas conquistaram vagas em locais como o Hospital Municipal Dr. José Carvalho Florence, em São José dos Campos; Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG); Hospital Federal da Lagoa (RJ); UNESP, em Botucatu (SP); Santa Casa de Santos; Universidade de Taubaté; Universidade de Mogi das Cruzes; Rede Municipal Dr. Mário Gatti de Urgência e Emergência Hospitalar, de Campinas; e Hospital Santo Amaro (SP).


Especialização


A especialização é vista por muitos alunos como uma forma mais rápida de continuar os estudos após a graduação, pois tem uma carga horária menor, tornando mais fácil conciliá-la com um trabalho, por exemplo.


Os cursos de especialização têm mais aulas teóricas, com foco na pesquisa, além de aulas práticas em laboratórios e estudos de caso. Ao contrário da residência, em que os médicos recebem uma bolsa para auxílio financeiro, os cursos de especialização são pagos, podendo ser feitos em formato de ensino a distância também.


A pós strictu sensu tem duração de dois a quatro anos, e abre possibilidades para a carreira acadêmica, sendo ideal para quem pensa em se tornar professor e pesquisar universitário. Após a conclusão da especialização, o aluno faz a prova de título, exame anual que habilita o médico a trabalhar academicamente em uma especialidade.


A pós-graduação da Humanitas tem opções nas áreas de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Gestão e Educação Física, com professores atuantes no mercado e infraestrutura moderna para aprimoramento profissional.


Gostou de conhecer as opções de carreira para os recém-formados em Medicina? Saiba mais sobre as diferenças entre especialização e residência e outros assuntos da área de saúde no nosso blog.

2 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page