Enade 2023: Humanitas mostra sua força

Prédio da Humanitas com cartaz do Enade 2023 em um dia ensolarado

O Enade 2023 está chegando. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que será realizado pela primeira vez na Humanitas no dia 26 de novembro, é uma chance para os estudantes mostrarem seus conhecimentos e comprovarem a qualidade do seu curso.

O Enade é uma prova escrita, elaborada pelo MEC (Ministério da Educação), aplicada e usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros. Neste ano, o exame avaliará estudantes ingressantes e que estão concluindo a graduação em Medicina.

O exame contém 40 questões, sendo 30 delas específicas de cada área, e as outras 10 baseadas em princípios de direitos humanos. A prova contém questões discursivas e de múltipla escolha, levando em conta aspectos como gramática, coesão, vocabulário e clareza.

Para as instituições de ensino, a avaliação do desempenho dos alunos e do desenvolvimento de competências e habilidades é fundamental para buscar a excelência, estimulando melhorias e revisão de práticas pedagógicas e matriz curricular.

Os resultados também são utilizados para direcionar ações governamentais e são considerados no processo de reconhecimento dos cursos. Uma faculdade que se destaca tem mais chances de receber recursos e ter mais vagas disponibilizadas em programas de financiamento estudantil como o Prouni e o Fies.

Qual a importância do Enade para os estudantes

O Enade permite uma comparação do desempenho individual dos estudantes de todo o Brasil, assim como das instituições. Além disso, sua importância para os estudantes está ligada a muitas condições:

• Para quem ainda está escolhendo onde estudar, os conceitos das instituições indicam quais as melhores faculdades;

• Oportunidade de preparação para processos seletivos;

• Será essa a nota que constará durante toda a carreira médica e atestará os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação;

• É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e representa uma condição prévia à conclusão do curso, expedição e respectivo registro do diploma;

• Uma boa nota traz prestígio acadêmico;

• Facilita o ingresso na pós-graduação;

• É diferencial para entrar no mercado de trabalho.

Sobre o Enade

O Enade é realizado em ciclos avaliativos a cada três anos. Em cada ciclo, diferentes áreas do conhecimento são avaliadas, de acordo com o MEC.

Aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) desde 2004, o Enade faz parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional.

Esse tripé permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior do país. Os resultados do Enade, em conjunto com as respostas do Questionário do Estudante, são usados para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas de avaliação da edição.

O Enade ainda ajuda a compor outros dois índices do MEC, o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Percebeu como o Enade é importante? Você, estudante de Medicina da Humanitas, participe e mostre a força da nossa faculdade!