Esporte e saúde - Conheça a atlética da Humanitas

Mulher nadando no fundo de uma piscina após um mergulho, vestindo touca azul e óculos de natação, além de um maiô azul escuro.

Desde o período de estudos para o concorrido processo seletivo do curso de Medicina, os estudantes já sabem da importância de cuidar da saúde e dos benefícios da prática esportiva para mais qualidade de vida. E quando entram na faculdade, percebem que os cuidados precisam ser redobrados para encarar a carga de estudos e obrigações da graduação. Na Humanitas, a Atlética é um espaço em que esse objetivo é alcançado.

A Associação Acadêmica Atlética Luiz Antonio Vane, nomeada em homenagem ao diretor da faculdade, permite interação entre as turmas e experiências importantes para o desenvolvimento dos alunos, como o esforço e dedicação aos treinos, viagens, festas e participação em campeonatos estudantis.

Atualmente, a AAALAV conta com 18 estudantes, que praticam futsal, vôlei, basquete, tênis de campo, tênis de mesa, judô, atletismo, natação e xadrez (todos eles nas categorias masculina e feminina), além de atuarem como cheerleaders.

As “raposas”, como são carinhosamente chamados os integrantes da associação, têm se destacado em competições. Neste ano, a Medicina da Humanitas foi campeã geral da Liga Prata da CAMESP, em campeonato realizado em Taquaritinga (SP).

No segundo semestre de 2023, a Atlética participa do NDU (Novo Desporto Universitário), o maior torneio estudantil da América Latina, que conta com as maiores faculdades do estado. A Humanitas terá competidores nas modalidades de tênis de campo masculino, tênis de mesa feminino, tênis de mesa masculino e xadrez.

Outra colaboração para a confraternização e interação entre os alunos é a Bateria Bathuma, que acompanha os atletas da Humanitas nas disputas esportivas. Contando com 25 integrantes – com um mestre, três integrantes no surdo, agogô, repique, chocalho, caixa e tamborim – o grupo está sempre pronto para animar a torcida nos campeonatos, e a cada ano faz seleções para novos estudantes.

Campanhas sociais

Outro lado enriquecedor da Atlética são as campanhas promovidas em prol da comunidade. Uma delas foi a doação de 744 litros de leite tipo Longa Vida, arrecadados durante os Jogos Interclasses, para o Centro de Distribuição do Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos.

Durante a visita para entrega do leite, o grupo conheceu trabalhos desenvolvidos pelo Fundo Social, como o armazenamento e distribuição dos alimentos às entidades sociais, o sistema transparente de gestão, o Banco de Alimentos e o projeto Mãos à Horta.

A importância do esporte

A prática de atividades físicas traz benefícios como prevenção de doenças, redução de estresse e ansiedade, melhoria da qualidade do sono, ganho de força e flexibilidade. Além disso, estimula a socialização.

No caso dos estudantes de Medicina, que lidam com jornadas de estudo desafiadoras, tem vantagens comprovadas na melhoria da aprendizagem e memorização, e também facilita o contato com outros estudantes, estimulando o início de networking para os futuros médicos.

Na Associação Acadêmica Atlética Luiz Antonio Vane, os estudantes da Humanitas podem mostrar suas habilidades e ampliar seu ciclo de amizades, obtendo uma bagagem que levarão para o resto da vida e da carreira. Venha fazer parte desse time!