top of page

Portal de Notícias

Estou formado. E agora?


Uma das questões que mais preocupam os estudantes depois de formados é “o que fazer a partir de então”. No caso de ainda não estarem empregados, essa “crise existencial” bate com ainda mais força. Afinal de contas, concluir a graduação é apenas um passo em relação a toda a jornada profissional que será construída.


Muitas vezes, as pessoas concluem seus estudos com pouca ou nenhuma experiência no mercado de trabalho, o que gera ainda mais ansiedade nessa fase da vida. Contudo, pensando que essa sensação é mais comum do que imaginamos, resolvemos desenvolver um conteúdo com algumas dicas práticas para te ajudar a planejar o seu futuro depois da faculdade. Confira a seguir.



1. A faculdade é apenas uma parte do processo


Culturalmente, somos levados a acreditar que, depois da faculdade, a vida está ganha. Como se, de posse do tão sonhado e batalhado canudo, o sucesso estará logo à frente. Na vida real, não é assim que acontece. Por isso, é muito importante o empenho em se qualificar no mercado após a formatura, aceitando experiências diversas, pois somente elas fortalecerão a sua confiança e suas habilidades profissionais.



2. Siga investindo em sua formação


Engana-se quem acha que a faculdade é mais do que suficiente na sua formação profissional. Embora, obviamente, ela seja o local onde os conhecimentos serão transmitidos e construídos, não se trata do pacote completo. Há muito o que aprender depois de formado, especialmente em níveis mais técnicos e operacionais. Portanto, siga investindo em cursos de aprimoramento e focando no que você pretende fazer em sua área de atuação.



3. Seja proativo


Outra zona razoavelmente estranha depois de formado é a da atitude. Isso porque, via de regra, durante a faculdade, vamos seguindo orientações de nossos mestres - o que é muito natural, já que estamos lá para aprender. No entanto, depois de formado, o mercado de trabalho valoriza muito quem sabe tomar atitude por conta própria, sem esperar que seja o tempo inteiro demandado. Então, lembre-se de mostrar vontade e disposição aos seus superiores em seu trabalho, pois isso contará pontos a seu favor. Gestores gostam de pessoas proativas!



4. Empenhe-se na construção de um bom networking


Por fim, mas não menos importante, esteja empenhado em construir boas relações profissionais (o famoso networking). Isso trará inúmeras oportunidades potenciais a você, pois quem é bem relacionado está, certamente, à frente da maioria. Além disso, ao criar vínculos com pessoas da sua área de atuação, você estará, ao mesmo tempo, aprendendo e ensinando, de modo que fique também a par das tendências e oportunidades que surgem o tempo todo no mercado de trabalho.



Parece assustador, mas, se observarmos por outra perspectiva, veremos que a vida depois de formado é tão gratificante e empolgante quanto o período da faculdade. O segredo é não se afobar, nem parar no tempo. Siga se aprimorando e absorvendo cada novo desafio que essa nova fase da vida apresentar a você. Seja proativo e construa boas relações! Assim, o mercado sempre terá um lugar para você se desenvolver.


Aproveite para conferir algumas dicas de estudos e mercado de Medicina no nosso blog!

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page