top of page

Portal de Notícias

Faculdade de Medicina e voluntariado - Como causar um impacto social e comunitário ainda sendo estudante?


médica com pijama cirúrgico azul, cabelos compridos e livros na mão, sorrindo em frente à faculdade Humanitas

A Medicina é uma profissão intimamente ligada ao bem-estar das pessoas. Ser médico é uma missão que exige envolvimento com a comunidade e, por isso, é importante estar perto das pessoas para conhecer suas necessidades e poder causar verdadeiro impacto social. Nesse contexto, o voluntariado é uma oportunidade de ouro para começar a fazer a diferença ainda durante a graduação.


Além de ser útil para a sociedade, o voluntariado traz outros benefícios para o estudante de Medicina, entre eles:


  • Conhecer o sistema de saúde, as limitações e desafios da rede pública, tendo contato com diversos setores e profissionais de outras áreas da saúde, é um aprendizado prático valioso;

  • Ampliar o networking é algo inerente ao voluntariado em Medicina. Você vai conhecer outros médicos e profissionais – como enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, etc. – experientes, acompanhar a conduta deles e estabelecer vínculos que podem abrir as portas no futuro;

  • Começar a praticar o que aprendeu na faculdade, apoiando os médicos, tendo a oportunidade de observar de perto atendimentos hospitalares e ambulatoriais, ter o primeiro contato com os pacientes e seus familiares. Sempre tem algum médico com quem é mais fácil se identificar, e que poderá dar conselhos e mostrar com mais detalhes determinados procedimentos;

  • ‍Aprimorar as soft skills, aquelas habilidades que extrapolam a parte técnica, como empatia, liderança, ética, resiliência, criatividade, saber trabalhar em equipe, pensamento crítico, proatividade e capacidade de tomada de decisão.

  • Melhorar o currículo com uma ação social traz mais chances de entrar para o mercado de trabalho em uma vaga que te interesse. Não se iluda: a concorrência é grande, então qualquer diferencial pode contar a seu favor.


Extensão universitária na Humanitas


Na Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos – Humanitas, a responsabilidade socioambiental é colocada em prática na Extensão Universitária.


Também conhecida como Extensão Acadêmica, ela promove uma série de ações de alunos junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e as pesquisas desenvolvidas na faculdade. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado, tanto pelos docentes, quanto por estudantes.


A ideia de extensão está associada à crença de que o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa deve necessariamente possuir intenções de transformar a realidade social, intervindo em suas deficiências e não se limitando apenas à formação dos alunos regulares da instituição.


Na Humanitas, todo semestre há uma série de ações, como abordagem intensiva ao fumante, participação em campanhas de vacinação, rastreamento para o Câncer de Próstata, cursos para gestantes, incentivo ao aleitamento materno, mutirão de prevenção e controle da hipertensão arterial e da diabetes, campanha contra a automedicação, prevenção de IST e AIDS, entre outras.


Unida ao ensino e à pesquisa, a extensão se complementa na formação de profissionais que se dedicam à prática da Medicina Humanizada, e mais que isso, de cidadãos.

Saiba mais sobre temas relacionados à Medicina em nosso blog.

9 visualizações0 comentário

Komentarze


bottom of page