top of page

Portal de Notícias

Humanitas abre inscrições para o vestibular do 2º semestre


A Humanitas – Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos abriu as inscrições para o vestibular do 2º semestre de 2023. São 60 vagas disponíveis para o curso de graduação em Medicina, que ocorre em período integral, com duração de 12 semestres e aulas práticas nos principais hospitais de São José dos Campos.


As inscrições vão até o dia 25 de maio e devem ser feitas diretamente pelo site da Fundação Vunesp. A prova acontece em formato presencial no dia 18 de junho, nas cidades de São Paulo e São José dos Campos.


Como é o vestibular da Humanitas


Realizado duas vezes por ano, o processo seletivo da Humanitas é composto por fase única, com aplicação de duas provas presenciais, contendo questões dissertativas e objetivas, e uma prova de Redação em Língua Portuguesa.


A pontuação total das provas, que são eliminatórias, é de 100 pontos, divididos da seguinte maneira:


- Prova I: 8 questões dissertativas, distribuídas entre as disciplinas de Química (4) e Biologia (4). Valor de cada questão: 4 pontos. Pontuação máxima da prova: 32 pontos.


- Prova II: 40 questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa (10), Matemática (10), Geografia (5), História (5), Língua Inglesa (5) e Física (5), com 5 alternativas cada. A prova poderá conter questões interdisciplinares. Pontuação máxima da prova: 40 pontos.


- Prova de redação: pontuação máxima de 28 pontos.


O local e a sala de realização das provas, assim como os resultados, serão divulgados no portal da Vunesp no dia 12 de julho, na área do candidato, na qual o candidato também pode fazer o download do edital.


Se houver vagas remanescentes (pelo não comparecimento dos candidatos classificados em primeira chamada ou pela não apresentação dos documentos requeridos no prazo determinado) serão convocados, em segunda chamada, os candidatos em lista de espera, seguindo a ordem de classificação na prova, até o preenchimento das vagas disponíveis.


O curso de Medicina da Humanitas


A graduação em Medicina da Humanitas tem coordenação do Prof. Dr. José Elias Matieli e corpo docente 100% formado por mestres e doutores.


O objetivo é qualificar o profissional médico por meio de uma formação geral humanista, crítica, reflexiva e ética.


Com essa formação, o médico terá capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença.


A infraestrutura da Humanitas


A Humanitas conta com uma sede própria, localizada na região Leste de São José dos Campos, às margens da Rodovia Presidente Dutra.


Em um espaço total de 31.000 metros quadrados, foram construídos os dois prédios da faculdade com área de 9.200 m², propiciando um ambiente adequado ao ensino, à pesquisa e à promoção da saúde, com consultórios, salas de aula, biblioteca, biotério, diretório acadêmico, cantina e área para esporte e lazer.


São diversos laboratórios de formação geral e de habilidades específicas voltados para a prática profissional e a prestação de serviços à comunidade, com os mais modernos equipamentos do mercado.


Fundada em 2017, a Humanitas conta com 12 turmas completas, sendo que a formatura da primeira acontece no 2º semestre de 2023.


Bolsas e financiamento


A Humanitas oferece bolsas integrais pelo Prouni (Programa Universidade para Todos). Para se candidatar a uma vaga, os interessados devem estar enquadrados nas regras do programa e ter realizado as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As inscrições dos candidatos ao Prouni são realizadas exclusivamente pela Inter­net, no site prouniportal.mec.gov.br, em data estabelecida pelo MEC (Ministério da Educação).


A Humanitas também participa do Fies (Programa de Financiamento Estudantil). Para se inscrever, também é exigida a participação nas provas do Enem. A seleção dos estudantes pelo Fies é realizada exclusivamente pelo MEC, sem nenhuma interferência da instituição na seleção dos candidatos. Mais informações: sisfiesportal.mec.gov.br/

471 visualizações

Comments


bottom of page