Humanitas forma a primeira turma de Medicina de São José dos Campos

A Humanitas foi a primeira faculdade de Medicina de São José dos Campos e, agora, também a primeira faculdade a formar uma turma de médicos na cidade.

São cerca de 100 novos profissionais capacitados e prontos para integrar o sistema de saúde nacional, oferecendo o que há de melhor no atendimento humanizado.

A colação de grau foi realizada pela faculdade no dia 28 de junho, noite em que celebramos esse marco na história da cidade.

A Humanitas

Fundada em 2017, a Humanitas – Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos conta com 12 turmas em andamento. O curso vai além da formação de médicos, atuando diretamente no ensino humanizado e ético dos profissionais da saúde. Entre os diferenciais, podemos destacar que 100% das atividades do internato são realizadas dentro da estrutura hospitalar de São José dos Campos e Jacareí, além de que o curso possui formação profissional em bioengenharia e intercâmbio com outras universidades para disciplinas optativas, como é o caso do convênio com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Conta ainda com uma sede própria, localizada na região Leste de São José dos Campos, às margens da Rodovia Presidente Dutra.

Em um espaço total de 31.000 metros quadrados, foram construídos os dois prédios da faculdade com área de 9.200 metros quadrados, que contam com consultórios, salas de aula, biblioteca, biotério, diretório acadêmico, cantina e área para esporte e lazer.

São diversos laboratórios de formação geral e de habilidades específicas voltados para a prática profissional e a prestação de serviços à comunidade, com os mais modernos equipamentos do mercado.

Além disso, está prestes a receber importantes certificações da Qualidade, como o 5S e a ISO 9001, que atestam a excelência dos serviços e do ensino oferecido aos alunos.

A primeira turma de Medicina de São José dos Campos

Em 2017, o primeiro curso de Medicina da cidade de São José dos Campos teve início na Humanitas. Na época, a faculdade ainda era localizada na Av. Glaudiston Pereira de Oliveira.

De lá para cá, muita coisa mudou. Inauguramos nossa sede, com uma infraestrutura especial e projetada para oferecer o melhor para nossos alunos durante sua formação. Chegamos ainda a 12 turmas formadas, promovendo cada vez mais acesso a um ensino de destaque para quem quer fazer a diferença na área da saúde.

Agora, noventa e seis estudantes, que iniciaram há seis anos uma jornada de muito estudo e dedicação rumo a um sonho em comum, se formaram. No dia 28 de junho, em uma cerimônia cheia de muita emoção, eles se tornaram os primeiros médicos a se formarem em São José dos Campos, a capital nacional da inovação.

Para o diretor-geral, o momento é histórico. “Estamos reforçando o quadro de profissionais da saúde com 96 médicos altamente capacitados com o que existe de melhor no ensino da Medicina. Mas, principalmente, médicos que gostam de pessoas e se preocupam com os pacientes como um todo. Será uma enorme satisfação entregar o diploma a esses profissionais que saberão honrar a profissão que escolheram”, afirmou Dr. Vane.

Rodolffo Fossa, formando escolhido para ser o orador na colação de grau, ressalta uma das maiores características da turma que se forma neste mês. “Acho que resiliência e coragem são as palavras que definem a T1, pois não é fácil iniciar um curso e sermos os primeiros em algo. Somos pessoas dos quatro cantos do país, que fizeram o vestibular de uma nova instituição e, com muita disciplina, nos apresentamos à cidade, conquistamos o nosso espaço e estamos deixando a nossa marca”, disse Rodolffo.

A colação de grau aconteceu em evento realizado no espaço Casa Vista, na Av. Borba Gato, região central da cidade, com as presenças de autoridades nacionais e locais, dos mantenedores da instituição e do diretor-geral, Prof. Dr. Luiz Antonio Vane.