Humanitas participa do Space Studies Program 2023

Cidade de São José dos Campos com elementos espaciais voando no céu

A Humanitas está participando do Space Studies Program 2023, um dos maiores eventos de ciência espacial do mundo, que tem a sua 35ª edição realizada em São José dos Campos, de junho a agosto.

Durante a programação, os pesquisadores trabalham em projetos de equipe para enfrentar os principais desafios do setor espacial, contando ainda com cursos em diversas disciplinas espaciais e educação prática por meio de workshops e visitas profissionais.

A participação da Humanitas tem o apoio dos alunos, professores e colaboradores da faculdade.

Além disso, toda a infraestrutura da Humanitas foi disponibilizada para as atividades de pesquisa do evento, que tem cerca de cem estudantes de 28 países.

Desde 1988, o SSP já formou 5.400 alunos de 110 países. Apesar de o SSP23 ser realizado em ambiente acadêmico, tradicionalmente são realizados eventos abertos ao público com o objetivo de integrar a comunidade ao programa e divulgar as atividades relacionadas ao espaço.

Em São José, os estudos serão realizados no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mas haverá participação da comunidade em eventos gratuitos, como painel com astronautas, competição de robôs, sessões de cinema com a participação do físico da NASA James Green (consultor dos filmes), lançamento de foguetes e balões.

O SSP (Space Studies Program)

Organizado pela ISU (International Space University), o evento é considerado o maior do mundo de estudos espaciais. É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de nove semanas e mil horas de conteúdo acadêmico.

Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, a 35ª edição do SSP tem pela primeira vez o Brasil como sede. Segundo estimativa da Prefeitura de São José dos Campos, durante o evento devem circular pela cidade cerca de 500 pessoas de 30 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial.

O Space Studies Program vai até o dia 25 de agosto e conta com coordenação do INPE, ITA e Prefeitura. O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.

Mais informações: https://ssp23.isunet.edu/

SSP e Humanitas

No dia 19 de julho, recebemos um grupo de pesquisadores de 30 nacionalidades diferentes para aulas e pesquisas dentro da nossa estrutura.

Coordenado pela astro bióloga Dra. Michaela Musilova, o grupo teve oportunidade de assistir à aula sobre astrobiologia, realizar trabalhos em grupo e experimentos no laboratório de microbiologia.

Além da astrobiologia, a Dra. Michaela é também palestrante, astronauta analógica e autora. Tem conduzido pesquisas relacionadas ao espaço em instituições ao redor de todo o mundo, como NASA, CalTech, University College London, University of Bristol, Chiba University e observatórios internacionais.

Parceria ITA e Humanitas

Visando o aprofundamento dos estudos, a Humanitas e o ITA desenvolveram um programa em parceria, baseado nos princípios da aprendizagem construtivista, no qual os alunos de ambas as instituições podem usufruir de aulas de três horas semanais, que envolvem práticas de aprendizagem ativa e trabalho em equipes mistas – ou seja, contendo alunos de Medicina e Engenharia –, que têm o objetivo de estimular a busca de solução tangível para um desafio de saúde comunitária.

O programa é destinado aos alunos do terceiro ano de Medicina da Humanitas e aos estudantes do ITA que estejam cursando o Minor Engineering. Para isso, os alunos contam com a infraestrutura dos laboratórios e salas de tutoria e TBL da Humanitas, além dos laboratórios e salas de aula do ITA.

A disciplina “Inovação Interprofissional em Engenharia Biomédica” acontece por meio de trabalhos em equipes interprofissionais para a resolução de problemas de saúde vinculados às necessidades de saúde da população, utilizando-se dos passos do PBL, além do desenvolvimento de produtos e soluções nos laboratórios de ambas as instituições.

Os estudantes aprovados na disciplina poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica na área de Engenharia Biomédica Humanitas/ITA dentro das linhas de pesquisa existentes e de vagas pré-determinadas.

A parceria inclui ainda disciplinas optativas online em diversas áreas da Engenharia Biomédica (120 horas) e optativas presenciais em disciplinas do Curso de Medicina (Anatomia, Histologia, Fisiologia, Bioquímica, etc.) e/ou dos Cursos de Engenharia do ITA, desde que existam vagas disponíveis.