top of page

Portal de Notícias

Humanitas recebe nota máxima dupla do MEC




A Humanitas – Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de São José dos Campos recebeu a nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação). O conceito 5 foi dado tanto para a instituição quanto para o curso de Medicina.


Principal instrumento para análise de instituições de ensino superior, cursos de graduação e pós-graduação, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é realizado periodicamente. A Humanitas obteve o conceito máximo logo em sua primeira avaliação.


As notas são calculadas a partir de indicadores relacionados à infraestrutura da instituição, gestão da faculdade, estimulo à pesquisa, qualificação dos professores, satisfação dos alunos e responsabilidade social, além de critérios específicos de cada área de conhecimento.


Para o diretor-geral da Humanitas, Dr. Luiz Antonio Vane, os resultados são reflexo do bom trabalho e empenho de toda a equipe da faculdade.


“Nosso lema foi, e será sempre, de que liderar é emprestar coragem, e apoderar seus colegas de trabalho, combinando o máximo de qualidade com o máximo de compromisso social. Agradecemos o trabalho hercúleo de todos para conseguirmos a nota máxima nas duas avaliações, fato raro de acontecer”, disse.


O que significa ter a nota máxima do MEC


Primeiramente, o grande benefício para as instituições que conquistam o conceito 5 é a comprovação da qualidade por meio de uma avaliação criteriosa de especialistas em educação.


Com isso, as faculdades ganham credibilidade e visibilidade, atraindo mais alunos e investimentos. Naturalmente, os estudantes de maior potencial procuram esses cursos e o processo seletivo, com concorrência cada vez maior, faz com que a seleção traga estudantes mais preparados.


Outra consequência da avaliação máxima para a instituição é estimular o aprimoramento de sua infraestrutura e reforço do corpo docente, em um ciclo de melhorias contínuas.


O que torna a Humanitas nota 5 no MEC


Fundada em 2017, em São José dos Campos – cidade com altos índices de qualidade de vida –, a Humanitas já tem 14 turmas de Medicina completas.


Em sede própria, em um espaço total de 31.000 metros quadrados, a faculdade conta com dois prédios de 9.200 metros quadrados que possuem consultórios, salas de aula, biblioteca, biotério, diretório acadêmico, cantina e área para esporte e lazer.


São 15 laboratórios de formação geral e de habilidades específicas, voltados para a prática profissional e a prestação de serviços à comunidade, com os mais modernos equipamentos do mercado, em um ambiente dedicado ao ensino, à pesquisa e à promoção da saúde.


A graduação em Medicina da Humanitas tem corpo docente 100% formado por mestres e doutores. O objetivo é qualificar o profissional médico por meio de uma formação geral humanista, crítica, reflexiva e ética.


Os alunos começam a ter contato com a realidade da profissão com internato na melhor estrutura hospitalar de São José dos Campos e têm a possibilidade de intercâmbio com outras universidades para disciplinas optativas.


Outro indicativo da qualidade de ensino da Humanitas é o bom resultado obtido por ex-alunos em processos seletivos para residência médica em algumas das instituições com melhor avaliação do país.


ISO 9001


A preocupação da Humanitas com a qualidade também pode ser observada com o processo de certificação da ISO 9001.


Essa norma, desenvolvida pela Organização Internacional de Normalização (ISO), estabelece critérios para um sistema de gestão de qualidade em uma organização para ajudá-las a garantir que atendam às necessidades dos clientes e partes interessadas, ao mesmo tempo em que buscam melhorias contínuas em seus processos internos.

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page