IFMSA Brazil - Humanitas participa da Assembleia Regional Paulista

Médica com cabelos cacheados, jaleco branco e sorriso no rosto

A Humanitas participou em agosto de 2023, em Santos, da IX Assembleia Regional Paulista da IFMSA Brazil. Nossos alunos tiveram uma oportunidade de troca de experiências e debate acerca de temas pertinentes à regional junto às lideranças da organização.

A IFMSA Brazil atua desde 1991 buscando oferecer estrutura para uma experiência universitária completa ao acadêmico de Medicina. Presente em 153 escolas médicas no país e representante de mais de 6.000 filiados, faz parte da comunidade mundial da IFMSA – International Federation of Medical Students’ Association –, que congrega mais de 1,3 milhões de acadêmicos de Medicina em mais de 130 países.

É uma instituição suprapartidária, sem fins lucrativos, ligada à OMS (Organização Mundial de Saúde) e à ONU (Organização das Nações Unidas).

A organização atua em sete eixos: mobilidade estudantil, educação médica, pesquisa e publicação, promoção de saúde, humanização, treinamentos e representatividade estudantil.

Além de colaborar para a ampliação do conhecimento, a IFMSA Brazil incentiva e auxilia a criação de projetos de pesquisa que auxiliam na aquisição de habilidades como escrita, leitura e interpretação, e na elaboração de propostas e projetos de intervenção social.

Outra vertente de atuação é o auxílio na formação de novos pesquisadores que seguirão a carreira acadêmica, como também de todos os que estão em processo de graduação.

Ela atua como agente disseminador de educação em saúde, intervindo em necessidades específicas das mais diversas regiões do país. O objetivo é legar conhecimento, autonomia e hábitos positivos às comunidades, em uma proposta de conhecimento aplicado e protagonismo como ferramentas de transformação pessoal, local e global, estabelecendo empatia e reforçando valores que transpõem a naturalização de hábitos mecanizados da profissão.

A capacitação em habilidades como liderança, produtividade, comunicação e trabalho em equipe, entre outras, é a matriz primordial para a formação dos coordenadores locais.

A associação acredita que essa proficiência repercute diretamente na formação transversal dos estudantes de Medicina, aperfeiçoando práticas cotidianas que potencializam a qualidade de vida dos filiados. O sistema de formação é continuado, partindo de encontros regionais – como o realizado em Santos – para globais, ampliando progressiva e sustentavelmente as possibilidades de atuação do treinador.

A vivência de novas perspectivas de saúde, aprendizado cultural e linguístico, networking, amadurecimento, independência e oportunidades curriculares compõem um potencial transformador ímpar na construção de médicos capacitados a fazerem a diferença.

Vantagens de fazer parte da IFMSA Brazil Humanitas

A IFMSA Brazil Humanitas começou suas atividades em 2018. Desde então, foram uma série de iniciativas, como o apoio ao Hospital do Ursinho, realização da JOREM (Jornada de Residências e Especialidades Médicas) e palestras e simpósios sobre temas como legislação, saúde da população de rua, saúde mental, saúde da população negra, projeto Sóriso, saúde indígena e meio ambiente, educação sexual e direitos das mulheres, saúde materna, Coronavírus e saúde pública, doação de sangue, saúde e direitos sexuais reprodutivos, educação médica, saúde do idoso, saúde LGBTQ+, prevenção contra violência da mulher, populações negligenciadas, direitos humanos e paz.

Alguns dos benefícios de fazer parte do grupo são:

• Organização de eventos: Simpósios e capacitações fazem parte da rotina, agregando ao currículo.

• Intercâmbios nacionais e internacionais: Estímulo à participação em atividades em outras localidades, proporcionando experiências ricas e conhecimento de outras culturas.

• Reuniões administrativas e temáticas: Encontros trazem a possibilidade de abordagem de temas extracurriculares, como Educação Médica, expandindo o conhecimento.

Gostou? Então, fique de olho nas nossas mídias sociais e se junte ao grupo no próximo processo de filiação.