top of page

Portal de Notícias

Iniciação científica em Medicina: como funciona e quais os benefícios


Cientistas fazendo um estudo em laboratório

Você sabe como funciona e quais são os benefícios da iniciação científica em Medicina? Esse programa, paralelo aos estudos do curso de graduação, estimula os estudantes a desenvolverem projetos de pesquisa em áreas específicas.


Para quem deseja aprofundar os conhecimentos e almeja uma carreira como pesquisador ou professor universitário, é um estágio fundamental para conhecer o ambiente acadêmico e ter contato com diferentes áreas de conhecimento.


A iniciação científica é desenvolvida pelos estudantes sob orientação docente, e busca contribuir para a formação de futuros pesquisadores. Consiste, portanto, num empreendimento que antecipa e melhora a preparação de quadros científicos.


Trata-se de um processo que ocorre simultaneamente e interligado à concretização e à consolidação dos projetos pedagógicos dos cursos, bem como ao projeto acadêmico-institucional da faculdade.


O programa tem o objetivo de criar um espaço de desenvolvimento e formação do jovem pesquisador, orientado por um pesquisador experiente, com o objetivo de garantir a realização de pesquisas em que o rigor científico e a qualidade sejam observados.


O professor orientador é a pessoa que, ao interagir com o graduando, faz a mediação de um complexo processo de criação. Todos os componentes curriculares são instigadores da iniciação científica, articulando-se aos encaminhamentos das atividades de ensino com a pesquisa. A concepção que norteará a política de pesquisa e de práticas investigativas dos cursos de graduação é a da investigação como um "princípio educativo e científico".


O estudante pode procurar um orientador que já desenvolva uma linha de pesquisa pela qual se interesse, mas também pode sugerir algum aspecto que possa ser relacionado à linha seguida pelo professor.


Benefícios da iniciação científica

Os alunos que participam do programa de iniciação científica ganham uma bagagem valiosa para seus crescimento profissional e pessoal, com benefícios como:


  • Ampliar o networking;

  • Melhoria do currículo;

  • Contato com temas relevantes da atualidade;

  • Preparação para o mercado de trabalho;

  • Chance de apresentar trabalhos em eventos de medicina;

  • Contato mais próximo com professores e orientadores;

  • Primeiros passos para quem deseja seguir a carreira acadêmica e cursar mestrado e doutorado posteriormente.


A iniciação científica na Humanitas

Os alunos da Humanitas são incentivados a fazer iniciação científica desde o início do curso, visando à formação de profissionais com caráter crítico e reflexivo.


Os estudantes e orientadores buscam fundamentar respostas com base em evidências científicas, por meio de projetos de pesquisa que serão avaliados e julgados no formato peer review’ (processo utilizado na publicação de artigos e na concessão de recursos para pesquisa), pela comissão do programa de iniciação científica.


A partir daí, o estudante ou grupo que tiver a aprovação no programa passará a manter contato com o professor orientador para desenvolver e aprofundar suas atividades de pesquisa.


Essa metodologia foi planejada para proporcionar mais oportunidades e diversidade na seleção de projetos, oferecendo acesso igualitário aos nossos estudantes.


Como fazer inscrição para a iniciação científica

Os alunos interessados no programa de iniciação científica da Humanitas podem fazer a inscrição na recepção da faculdade.


O acadêmico candidato à bolsa-auxílio do Programa de Iniciação Científica ou atividade voluntária do programa deverá estar regularmente matriculado em curso de graduação; disponibilizar carga horária mínima de seis horas semanais para a atividade prevista; permanecer no programa por no mínimo seis meses; apresentar entre seis e doze meses de vigência do período da bolsa ou atividade voluntária; entregar relatório final das atividades desenvolvidas assinado e carimbado pelo orientador.


Para ser bolsista, o estudante dependerá da disponibilidade de bolsas do orientador escolhido no semestre vigente.

22 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page