O que é a ISO 9001 e como ela atesta a qualidade da Humanitas?

Vista aérea do prédio da faculdade Humanitas

Estudar em uma instituição que preza pela qualidade e organização faz toda a diferença. Por isso, na Humanitas, atuamos ativamente na gestão da qualidade para garantir a satisfação de nossos alunos, a eficiência operacional e a conformidade com normas e regulamentações.

Uma dessas normas é a ISO 9001, desenvolvida pela Organização Internacional de Normalização (ISO), que estabelece critérios para um sistema de gestão de qualidade (SGQ) em uma organização. Ela é projetada para ajudar as organizações a garantir que atendam às necessidades dos clientes e partes interessadas, ao mesmo tempo em que buscam melhorias contínuas em seus processos internos.

A certificação ISO 9001 é reconhecida internacionalmente, e muitas organizações a buscam para demonstrar seu compromisso com a qualidade, melhorar a satisfação do cliente e aumentar a eficiência operacional. Uma auditoria independente é geralmente conduzida para verificar se a organização está em conformidade com os requisitos da ISO 9001 antes de ser certificada.

Alguns pontos-chave relacionados à ISO 9001 incluem:

• Foco no Cliente: A norma enfatiza a importância de entender e atender às necessidades e expectativas dos clientes.

• Liderança: A liderança da organização é incentivada a estabelecer uma visão clara, criar um ambiente propício à inovação e ao aprimoramento contínuo.

• Envolvimento dos Colaboradores: A norma destaca a importância de envolver todos os membros da organização no processo de melhoria contínua e no alcance dos objetivos da qualidade.

• Abordagem de Processo: A ISO 9001 promove uma abordagem baseada em processos para o desenvolvimento, implementação e melhoria do sistema de gestão de qualidade.

• Melhoria Contínua: Organizações certificadas pela ISO 9001 são encorajadas a buscar oportunidades de melhoria contínua em seus processos e procedimentos.

• Tomada de Decisões Baseada em Evidências: A tomada de decisões deve ser fundamentada em dados e informações relevantes, contribuindo para a eficácia global do sistema de gestão de qualidade.

A ISO 9001 na Humanitas

Atualmente, a Humanitas está em processo de certificação da ISO 9001. O processo fica a cargo do setor de qualidade, implantado na Humanitas em outubro de 2021, e que tem trazido grandes mudanças para nossa cultura organizacional.

Com o objetivo de obter as certificações, temos engajado nossa equipe de colaboradores por meio de treinamentos, palestras e atividades importantes para uma melhoria contínua e o aprimoramento de nossos serviços.

“A importância dessas etapas está em auxiliar o desenvolvimento dos colaboradores para que a implementação das ferramentas da Qualidade seja realizada de forma eficaz, demostrando seus benefícios e aplicabilidade de forma prática e compreensível para todos”, conta Júlio Avelino, responsável pelas atividades.

“A implementação da Qualidade na Humanitas vem para trazer a padronização das atividades, mais clareza nos processos e redução de desperdícios, além do acompanhamento e análise dos resultados, elevando o nível de satisfação dos clientes internos e externos, e proporcionando um ambiente favorável para a melhoria contínua”, responde Júlio, quando questionado sobre os benefícios das atividades na faculdade.

Para os próximos passos, haverá a finalização da adequação dos processos e a auditoria, que será realizada pela certificadora.

Quer ficar por dentro dessa e outras atividades da Humanitas? Nos acompanhe pelas redes sociais. Aproveite também para saber mais sobre a faculdade e vestibular no nosso blog.