Quer uma ajuda para custear seus estudos? Conheça a bolsa mérito da Humanitas!

A Medicina é conhecidamente um dos cursos de graduação mais caros do país, o que pode impedir muitos alunos de realizarem seu sonho e seguirem o caminho na carreira que tanto desejam.

Pensando nisso, a Humanitas possui diversas opções para quem precisa de uma ajuda na hora de custear seus estudos. Além do ingresso pelo Fies (Programa de Financiamento Estudantil) e Prouni (Programa Universidade para Todos), os alunos também contam com a opção da bolsa mérito, na qual podem conquistar descontos na mensalidade de acordo com seus desempenhos acadêmicos.

Os descontos são progressivos, de acordo com uma média entre as notas do semestre e a colocação no ranking total de uma avaliação aplicada, conhecida como “Teste de Progresso”.

Saiba mais no post de hoje!

Bolsa mérito

A bolsa mérito é uma forma de premiação para os alunos que obtiveram os melhores resultados acadêmicos durante o semestre, sendo concedida por meio de descontos no pagamento das mensalidades do período vigente.

Para participar da seleção, o aluno realiza o Teste de Progresso, no qual testará seus conhecimentos adquiridos até ali. A nota então é calculada da seguinte forma para a elaboração do ranking:

1. Nota 1: corresponde à nota obtida na edição do Teste de Progresso ocorrida no mesmo semestre do processo de seleção.

2. Nota 2: para os estudantes do 2º ao 9º período, é calculada pela média aritmética das provas A1 e A2, ou seja, as avaliações padrões para a conclusão do semestre.

Já para os estudantes do 10º ao 12º períodos, o cálculo é feito pela média aritmética das etapas de ACP, portfólio, ACS, OSCE e problematização.

Dessa forma, soma-se as duas notas e divide-se o valor por 2, conforme a formula:

NOTA 1 + NOTA 2 : 2 = NOTA FINAL

Após a obtenção das notas de todos os alunos, é elaborado o ranking final, que será base para a distribuição das bolsas com descontos progressivos de acordo com a colocação. Confira:

• 1º lugar: 35% de desconto

• 2º lugar: 25% de desconto

• 3º lugar: 20% de desconto

• 4º lugar: 15% de desconto

• 5º lugar: 10% de desconto

Como participar?

Para a concessão da bolsa mérito, o aluno deve cumprir com os seguintes requisitos:

• Estar devidamente matriculado;

• Ter sido classificado no ranking final;

• Estar cursando o 2º período ou posterior;

• Não ter reprovação em qualquer disciplina do período anterior;

• Ter sido considerado “apto” em todas as etapas do Programa Integrador cursadas;

• Ter frequência igual ou superior a 75% nas disciplinas cursadas no semestre anterior;

• Ter frequentado o equivalente a mais de 50% das disciplinas oferecidas no semestre anterior;

• Ter participado da edição do Teste de Progresso ocorrida no semestre correspondente;

• Não ter recebido qualquer tipo de penalidade disciplinar no semestre anterior.

Outras formas de descontos

Bolsas

A Humanitas também oferece bolsas integrais ou parciais pelo Prouni, iniciativa do Governo Federal destinada à concessão de bolsas de estudo para cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior.

Para se inscrever, o aluno deve atender aos requisitos do programa, além de ter participado da prova do Enem e conquistado a nota mínima exigida.

As inscrições são realizadas diretamente pelo site do MEC, no qual o aluno poderá também tirar suas dúvidas e obter mais informações sobre o benefício.

Financiamentos

A Humanitas não possui serviço de financiamento próprio, mas podemos ajudar o aluno por meio de indicações. Para isso, basta enviar um e-mail para o setor financeiro da faculdade (financeiro@humanitas.edu.br).

Além disso, participamos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil), que possibilita a formação de estudantes com percentual financiado. Para se inscrever, o aluno deve ter participado das provas do Enem e conquistado a nota mínima exigida pelo programa.

As inscrições, seleção e demais informações ficam a cargo do MEC, sem nenhuma interferência da Humanitas, e podem ser realizadas pelo site.