Redação: entenda como funciona a estrutura

Um dos aspectos mais importantes em processos seletivos, tais como vestibulares e ENEM, é a redação. Portanto, o esforço para construir um texto correto, que siga as regras estabelecidas para o tipo de escrita formal exigido, é fundamental.

Pensando nisso, criamos uma lista com os pontos imprescindíveis a serem considerados na elaboração de uma boa redação. Além dos cuidados gramaticais, que são de praxe, há outros elementos que precisam ser levados em conta na estrutura do texto, como:

• Pontuação;

• Coesão;

• Coerência;

• Número de parágrafos;

• Tamanho do texto.

Levar em consideração esses fatores não diz respeito apenas a garantir um texto bem estruturado, mas certificar-se, também, de que o roteiro de correção dos avaliadores seja seguido. Em outras palavras, vale a pena ter em mente que, entre os revisores das redações, há um protocolo a ser seguido, de modo que haja certo padrão na avaliação dos textos. Por isso, estar a par dessas questões pode ser um diferencial para a pontuação atingida depois da correção.

Estrutura de uma boa redação

De forma geral, o tipo de redação mais exigido pelos vestibulares é a dissertação. Em sua estrutura, constam alguns elementos essenciais:

• Introdução;

• Desenvolvimento;

• Conclusão.

É importante ressaltar, contudo, que não existe apenas um tipo de dissertação, embora a mais comum nesses processos seletivos seja a argumentativa. Por isso, é possível que sigamos algumas regras básicas, que servem para guiar o processo de elaboração do texto. Nesse sentido, além daquelas de âmbito mais estrutural, vale a pena ressaltar outros momentos igualmente cruciais para a escrita do conteúdo.

1. Mantenha-se informado

A condição básica para escrever bons textos é ser um bom leitor. Dessa forma, não há segredo em relação à riqueza vocabular e de conteúdo: é preciso que se leia sobre diferentes assuntos. Essa prática garante que se saiba falar mais e melhor de diversos temas, o que aumenta as chances de se sair bem em diferentes propostas de redação.

Para se manter informado, é necessário consumir distintas fontes de notícias, de modo a expandir não apenas o volume de informações, mas a quantidade de versões de um mesmo acontecimento. Em um texto argumentativo, esse aspecto é especialmente relevante, pois contribui para que haja uma maior cobertura do assunto.

2. Atente-se ao tema da redação

Para estruturar uma boa redação, é preciso atentar-se ao tema proposto. Muitas vezes, as pessoas se perdem nesse aspecto, produzindo textos vazios e descolados da sua proposta.

3. Exercite sua escrita

Assim como o conhecimento sobre os principais temas contemporâneos se dá a partir de leituras constantes, a familiaridade com a escrita de boas redações acontece à medida que se escreve. Portanto, àqueles que estão se preparando para realizar vestibulares, nada mais adequado do que criar o hábito de escrever. Quanto mais esse exercício é incorporado à rotina, mais fluido o ato de escrever se torna, beneficiando a qualidade da redação proposta na prova em si.

Como foi possível verificar, a estrutura de uma boa redação é um conjunto de aspectos, envolvendo questões estruturais e também de outras ordens, como gramatical, semântica e de conhecimento de mundo. Cada vez mais, os vestibulares têm se empenhado em avaliar melhor as redações que conseguem ser mais profundas e demonstrar domínio do tema proposto.

Dessa forma, para que a sua redação una todas essas coisas, algo que também pode ajudar é a leitura de redações de anos anteriores. Isso geralmente ajuda os estudantes a identificarem os pontos mais fortes e os pontos mais fracos dos textos já realizados. Além de poderem ter uma ideia do modo como a avaliação é feita, o fato de ler redações que já foram pensadas a partir da proposta da prova que será feita contribui por dar mais segurança aos candidatos.

Por fim, é essencial que se tenha em mente a importância de, antes de qualquer coisa, ler com atenção as instruções da redação. Se não houver uma leitura atenta a respeito dos aspectos exigidos, dentro do tema proposto, as chances de alguns pontos serem descontados são grandes. Fique atento também ao tempo disponível e à clareza quanto ao assunto. Uma leitura atenta é o passo principal para uma redação escrita de modo a atender todos os critérios estabelecidos na sua descrição.