Vestibular de Medicina – Dicas para a reta final de estudos

O vestibular para as faculdades de Medicina está se aproximando! Neste momento, os alunos que se dedicaram por tanto tempo aos estudos começam a ter que lidar com a ansiedade e a preocupação em aproveitar da melhor maneira os últimos meses antes da prova.

Por isso, é importante manter o foco e se planejar para tornar as próximas semanas proveitosas em termos de estudo e, ao mesmo tempo, leves. Assim, é possível chegar bem preparado e tranquilo aos dias de prova.

Preparamos algumas dicas que podem ajudá-lo. Confira cinco orientações que farão diferença no dia do vestibular!

1 - Tente se manter calmo e relaxado

Não adianta se desesperar e aumentar as horas de estudos na reta final. Quem conseguiu fazer um bom planejamento e vem estudando com bastante antecedência já passou por todo o conteúdo e não precisa se sobrecarregar nas semanas que antecedem o vestibular.

A fadiga mental e a ansiedade só vão atrapalhar o processo de aprendizado. Continue com sua rotina de estudos, mas abra espaço para mais momentos de lazer e descanso para manter o bom-humor e a mente serena.

Tenha cuidados especiais para garantir boas noites de sono e alimentação saudável. Respire fundo que tudo vai dar certo!

2 - Escolha o foco

O conteúdo cobrado nas provas é bastante extenso, mas agora é hora de direcionar o foco para o que mais importa. O estudante pode concentrar sua atenção nas matérias que têm maior peso na nota do curso de Medicina, como as Ciências da Natureza, e também concentrar seus esforços nos assuntos em que tem maior dificuldade.

O foco também está relacionado a não perder tempo com questões externas que geram estresse e preocupação, como comparação com o desempenho de outros estudantes e assuntos que te chateiam e podem ser tratados depois do vestibular.

3 - Revise as matérias

Se as atenções estão mais voltadas aos casos citados (matérias com maior peso e assuntos mais difíceis), vale reforçar que agora é a ocasião ideal para revisar as matérias e pontos que ainda trazem dúvidas.

Isso pode ser feito com os simulados e modelos de prova de anos anteriores das instituições, além de vídeos de aulas disponíveis em plataformas como o Youtube.

A resolução de exercícios é importante testar seus conhecimentos, se sentir mais à vontade e perceber em que pontos pode melhorar.

Não se esqueça de ficar de olho no relógio para verificar o tempo necessário para responder as questões e já se acostumar a manter a agilidade ao resolver a prova. Isso tudo trará mais confiança e poderá garantir pontos preciosos.

4 - Estabeleça metas diárias

É um bom momento para rever o planejamento inicial e elaborar um cronograma que considere as horas de estudo; investir na prática da redação; fazer os simulados e provas antigas.

Mas também descansar e arejar a cabeça com atividades que você gosta, como caminhar, ler, conversar com os amigos ou assistir à sua série favorita.

Equilíbrio é fundamental para garantir energias nos últimos meses de estudo, sem deixar de lado o grande objetivo de entrar na faculdade de Medicina.

5 - Deixe tudo organizado para o dia da prova

Faça uma checklist de tudo que precisará levar para o local do exame (lápis, caneta, borracha, água, comida, máscara, álcool em gel, etc) . Confira o local da prova e tente fazer o trajeto antes para calcular o tempo necessário.

No dia do vestibular, saia com antecedência, vista roupas confortáveis e tente ir ao banheiro antes de entrar na sala.

Você estudou bastante e tem tudo para fazer uma excelente prova. Confie em seu potencial!