top of page

Portal de Notícias

4 livros essenciais para quem quer cursar Medicina


Está começando seus estudos em Medicina? Em diversos momentos de sua vida acadêmica, é muito provável que você se depare com dúvidas e questões que muitos outros médicos já enfrentaram no passado, como casos clínicos, patologias raras e tratamentos disponíveis, entre outros.


Um bom jeito de dar os primeiros passos na sua carreira é conferindo a literatura da área e se aprofundando nas palavras de profissionais tão importantes para a história da saúde. Pensando nisso, separamos aqui 4 livros fundamentais para te ajudar nesta nova etapa da sua vida. Confira!


O século dos cirurgiões – Jurgen Thorwald

Jurgen Thorwald faz um relato fascinante das pesquisas e estudos dos pioneiros da cirurgia neste livro, ajudando o leitor a conhecer as raízes históricas da medicina moderna por meio de uma narrativa envolvente, escrita por uma das pessoas mais preparadas para isso.


A obra é o resultado de dezenas de estudos e pesquisas realizadas no século 19 pelo médico Henrique Estêvão Hartmann, que decidiu abandonar a prática cirúrgica para registrar as descobertas científicas no campo da Medicina ao redor do mundo, por meio da coleta de informações e de testemunhos das revoluções científicas do período.


Além de trazer os relatos de Hartmann, Thorwald também descreve suas próprias descobertas, construindo uma narrativa imperdível sobre o passado da cirurgia e as primeiras intervenções que formaram a base da cirurgia moderna.


Uma obra espetacular, perfeita para especialistas e iniciantes, proporcionando uma base teórica muito importante para todos aqueles apaixonados pela ciência da cura.


Mortais: Nós, a medicina e o que realmente importa no final – Atul Gawande

Nesta obra, Atul Gawande fala sobre as limitações da Medicina e sua relação com a vida humana. Considerando os triunfos da ciência sobre os perigos do parto, dos ferimentos e das doenças, antes atormentadores e agora controláveis, o autor faz um relato muito importante sobre as inescapáveis realidades do envelhecimento e da morte, tecendo críticas às falsas esperanças e aos tratamentos que encurtam a vida em vez de trazer conforto.


Um livro provocador, honesto e vulnerável, cheio de pesquisas reveladoras e de histórias comoventes, tanto de pacientes quanto da própria família do autor, nas quais o leitor pode refletir sobre o caminho que devemos percorrer para lidar sabiamente com a nossa própria finitude.


Necessário para todos aqueles que desejam trabalhar na área da saúde, mas principalmente para enfatizar o debate sobre a ética e o respeito à dignidade humana.


O imperador de todos os males - Siddhartha Mukherjee

Siddhartha Mukherjee, médico indo-americano, biólogo, oncologista e autor, discorre sobre a história do câncer e as estatísticas da doença ao redor do mundo, apresentando desde o primeiro registro da enfermidade, um papiro egípcio do século VII a.C., até um acompanhamento íntimo e diário do drama de seus pacientes.


O livro mostra como o prolongamento da vida humana e a erradicação de doenças, como a tuberculose, cólera e varíola, fez com que o câncer se tornasse a doença mais temida da civilização moderna, justificando, na segunda metade do século XX, a intensificação da batalha épica da Medicina contra um mal cuja causa era desconhecida.


Uma obra sensível e de linguagem fácil, na qual Mukherjee revela os notáveis resultados das pesquisas genéticas e dos demais tratamentos disponíveis para um problema capaz de assumir muitas formas e que ainda não possui uma cura efetiva.


Médico de homens e almas – Taylor Caldwell

No livro “Médico de homens e almas”, Taylor Caldwell conta a história de São Lucas, descrito pela Bíblia como um médico de coração generoso, bem instruído e autor de um dos evangelhos e do Livro de Atos.


A escritora combina a visão cristã aos relatos antigos que descrevem São Lucas como uma pessoa fora do comum, a quem são atribuídos milagres e prodígios antes mesmo de sua conversão ao cristianismo, para tecer uma narrativa sobre sua constante preocupação com o sofrimento de enfermos, oprimidos e pobres.


O livro abre um debate profundo sobre a medicina, a vida, o sofrimento, a dúvida e a religião para mergulhar o leitor em uma experiência rica e reveladora sobre uma das personalidades mais conhecidas da área médica.


Essencial para quem busca conhecer mais sobre a história da Medicina e de seus grandes feitos.


Agora que já tem alguns títulos para começar, que tal inclui-los no seu cronograma? Aqui você confere 5 dicas de planejamento de estudos para mandar bem na faculdade de Medicina. Você também pode nos seguir em nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que rola aqui na Humanitas.

5.476 visualizações
bottom of page