5 dicas para memorizar conteúdos

A memorização dos conteúdos que aprendemos durante os estudos é uma das chaves para o sucesso em provas de vestibular e da faculdade. Cada um tem seu ritmo e técnicas de estudo preferidas. O importante é que elas tragam o resultado esperado, que é a consolidação do conteúdo na memória, para que no dia do exame tudo esteja fresco na mente.

Então, separamos aqui 5 dicas para te ajudar a memorizar conteúdos. Confira!

Se prepare e mantenha o foco

A concentração é um ponto crucial nos estudos. E para conseguir atingir um estado de foco e atenção, é preciso estar preparado.

Isso inclui estar bem fisicamente, com alimentação equilibrada e o sono em dia. A mente precisa deixar de lado problemas e preocupações durante o período de estudos. Acabe com as distrações: celular, televisão e redes sociais ficam para outra hora!

A preparação adequada também inclui muita organização, com um plano de estudos bem definido, e um local agradável e silencioso, em que não seja interrompido enquanto estiver estudando.

Faça resumos e esquemas

Apenas ler as matérias é muito pouco para memorizar o conteúdo. Cada pessoa prefere determinados recursos, então é preciso tentar fazer resumos, anotações que façam sentido para você, revisar as matérias, realizar brainstorming, mapas mentais, estudo em grupo e ler em voz alta.

Não fique preso a uma única fórmula: experimente o maior número de ferramentas e escolha as mais eficientes para o seu modo de estudar. Você pode combinar com um colega de cada um tentar ensinar para o outro uma parte do conteúdo. Assim, podem identificar pontos em que estão tendo dificuldades e concentrar esforços para melhorar.

Releia as matérias em vários momentos, reflita sobre as informações e tenha um pensamento crítico.

Faça associações

Isso vale tanto para a associação entre os novos conteúdos ao que você já conhece – afinal, o aprendizado é algo contínuo e, cognitivamente, fica mais fácil fixar uma nova informação se conseguir estabelecer uma relação com algo familiar – quanto para as novidades.

Imagens, jogos de palavras, desenhos, trocadilhos, músicas. Tudo isso pode ajudar a fazer conexões com conteúdos, mesmo que eles sejam abstratos. Use a criatividade e elabore seus próprios esquemas para facilitar a memorização.

Teste seus conhecimentos

Com tanta informação nova na mente, é importante fazer pausas para exercitar esse conhecimento.

Resolver questões de provas de anos anteriores, simulados e listas de exercícios são ótimas maneiras de avaliar o que está funcionando e o que precisa ser priorizado nos próximos momentos de estudo, além de reforçar a memorização.

Respeite seus limites e tenha momentos de lazer e descanso

Não adianta ficar o dia inteiro estudando. Tem um momento em que o rendimento cai e é preciso fazer pausas e reservar momentos para lazer entre os períodos de estudo.

O descanso também é fundamental no processo de aprendizado e para a memorização, pois é quando o cérebro consegue processar e consolidar as memórias. Quando sentir que está perdendo a concentração, descanse um pouco. Quando retomar o estudo, vai perceber que está mais fácil memorizar a matéria.

Gostou das dicas para memorizar conteúdos e ser bem-sucedido nas provas?

Você pode explorar nosso blog para conhecer outros assuntos ligados aos estudos, Medicina e área de saúde. Aproveite também para nos seguir nas redes sociais.