top of page

Portal de Notícias

5 podcasts perfeitos para estudantes de Medicina


Os podcasts são o mais novo formato de informação e entretenimento. Representam uma nova modalidade de conteúdo que tem mostrado um crescimento enorme ao longo dos anos, focando na praticidade de adaptação das informações ao dia a dia das pessoas, com capacidade de transmitir diversos conteúdos sem a necessidade de parar suas atividades para prestar a completa atenção ao que está sendo entregue, como é com os vídeos, por exemplo.


Existem muitos programas que abordam temáticas relacionados à saúde e suas variações. Muitos deles são focados na Medicina, sendo perfeitos para estudantes que querem aprimorar seus conhecimentos ou se inteirar de todas as novidades do mercado de trabalho e das pesquisas.


Pensando nisso, separamos aqui algumas das melhores opções de podcasts de Medicina para te ajudar. Confira!


1. MedCast


Um dos pioneiros na área de Medicina no Brasil, o MedCast é um dos podcasts mais antigos do país. Por esse motivo, é um dos mais populares e procurados dentro do segmento, trazendo informações e conhecimentos sobre muitos assuntos, como prática geral, cuidados Intensivos, assistência a pacientes idosos, organizações e negócios.


Além disso, o programa traz conteúdos sobre ética, desenvolvimento de carreira, entrevistas com referências da área, casos clínicos e inteligência financeira, assuntos muito importantes para quem ainda está na faculdade, sendo uma ótima opção tanto para alunos quanto para médicos já formados.


2. DrauzioCast


Não há quem não conheça Drauzio Varella, um dos médicos mais renomados do Brasil, que conquistou fama e reconhecimento por aparições em programas de TV, internet e rádio. Uma voz de respeito e fonte de conhecimento para muitas pessoas que buscam opiniões profissionais para se inteirarem sobre diversas áreas da saúde.


Pois bem! O Dr. Drauzio Varella também comanda um podcast, o DrauzioCast, em que fala sobre sua especialidade, a oncologia, e outros assuntos da Medicina, sempre analisando as pautas do momento com um olhar profissional.


Uma ótima opção até mesmo para aqueles que não atuam na área da saúde, mas querem ficar por dentro dos principais assuntos do setor.


3. TEDTalks Health


Trazendo uma abordagem mais focada nas pesquisas e descobertas da área, o TEDTalks Health é um dos diversos temas para podcasts do TED Talk, marca mundialmente conhecida por promover palestras de grandes personalidades em vários segmentos.


O TEDTalks Health traz especialistas do mundo todo para debates e diálogos fundamentados sobre a área da saúde, contando com a participação de cientistas, médicos e psicanalistas, entre outros profissionais que abrilhantam o programa com visões amplas sobre os mais variados assuntos.


Uma opção perfeita para quem quer conhecer as discussões em alta do setor.


4. Neurocast


Focado no público mais jovem, o Neurocast é um programa específico sobre a área da neurociência. Com uma abordagem divertida e dinâmica, o podcast traz conteúdos importantes sobre pesquisas, inovações, testes e novidades do setor, sempre de forma acessível e de fácil compreensão.


O programa é conduzido por alunos da Universidade Federal do ABC, sendo uma ótima opção para alunos de Medicina que buscam um debate de estudante para estudante.


5. Saúde Digital


Para quem quer ficar ligado em toda a tecnologia e inovações da área médica, o Saúde Digital é a opção perfeita! Neste podcast, médicos, especialistas e estudantes falam sobre as novidades do mercado de saúde e como as novas tecnologias têm revolucionado a atuação dos profissionais e o atendimento aos pacientes.


Além da proposta de conectar a Medicina ao que há de mais moderno, também aborda noções de gestão em saúde, sendo o programa perfeito para quem pensa em abrir sua própria clínica ou administrar hospitais.


E se você ainda quiser ir mais longe nesse assunto, que tal conhecer nossa pós-graduação em Gestão de Serviços em Saúde? Ela é ideal para quem busca ascender aos cargos de liderança e gestão, apresentando ferramentas de capacitação e desenvolvimento técnico para administração da saúde pública e privada. Conta ainda com estímulo ao desenvolvimento de projetos, estudos de caso, aulas expositivas e visitas técnicas para fornecer uma ampla visão do mercado nacional.


Agora que você já conhece os principais podcasts da Medicina, que tal conferir algumas opções de livros? Veja agora mesmo 4 livros essenciais para quem quer cursar Medicina. Aproveite também para nos seguir nas redes sociais e não perder nada do que acontece na Humanitas.

454 visualizações
bottom of page