top of page

Portal de Notícias

5 inovações da Medicina nos últimos anos


A Medicina é uma área que evolui rapidamente em termos de inovação e tecnologia. E essas novidades proporcionam melhorias na prevenção e tratamentos de especialidades variadas.

Confira agora 5 inovações que já estão ajudando ou vão auxiliar em breve os médicos:


Prontuário eletrônico


Bastante disseminado recentemente, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) modernizou o acesso a informações e histórico de saúde dos pacientes. O sistema possibilita que os profissionais de saúde insiram e atualizem dados, incluindo hipóteses diagnósticas, exames realizados, medicamentos prescritos, histórico médico, imunizações e intervenções cirúrgicas.

Essa inovação diminui bastante o uso de papéis, permite a integração de dados de diferentes profissionais e instituições, melhoria da comunicação, segurança de armazenamento e redução de custos e de tempo, aumentando a satisfação do paciente.


Bioimpressão 3D


Uma novidade ainda em fase de desenvolvimento, a bioimpressão 3D permitirá a reprodução artificial de órgãos. A expectativa dos pesquisadores é que em um futuro próximo possam ser fabricados rins, pâncreas e coração, por exemplo, para transplantes.


O processo completo costuma incluir a confecção de uma imagem 3D dos tecidos do paciente, a partir de tomografias ou ressonâncias magnéticas. Em seguida, é feita uma modelagem 3D, com as texturas do órgão ou tecido, e o fatiamento, para determinar as coordenadas de impressão, ambos por meio de softwares.


Esse tipo de impressora utiliza biotintas (na forma de hidrogel), formadas por células, proteína e outros elementos biológicos, que são desenvolvidas em projetos de bioengenharia. Finalmente, o material – construído camada por camada – passa a se misturar e solidificar em um processo de reticulação.


Telemedicina


A relação à distância entre médicos e pacientes já é uma realidade. A telemedicina engloba teleconsultas, teleassistência e teleducação.


Além da democratização do acesso à saúde, alguns outros benefícios são: atendimento personalizado e mais rápido, emissão de laudos a distância e até o combate à automedicação, afinal, um paciente pode ser atendido quase imediatamente por um profissional que indicará o tratamento mais adequado.


A telemedicina também ajuda a acabar com a desigualdade na distribuição de médicos pelo Brasil, com maior oferta de exames em locais distantes dos grandes centros urbanos, ao mesmo tempo em que pode manter todos os dados do paciente armazenados com segurança em nuvem, preservando o sigilo às informações.


E por meio da teleducação, os profissionais da área podem ampliar seus conhecimentos em cursos de extensão e especialização.


Robôs Cirúrgicos


Cirurgias menos invasivas, seguras e com as tecnologias mais modernas. Assim são os procedimentos nas cirurgias robóticas assistidas. Os médicos contam com o auxílio de câmeras com imagens em 3D, braços e pinças robóticos, que garantem rotação 360 graus, trazendo mais precisão e agilidade.


Os especialistas têm um período de preparação para adquirir experiência na utilização dos equipamentos e aprender a utilizá-los para atingir locais de difícil acesso, com alta precisão em costuras, abertura de cavidades e movimentos em geral.


Especialidades como ginecologia, gastrocirurgia, urologia e cirurgia torácica e cardíaca são algumas beneficiadas com as novas técnicas e instrumentos.


Internet das Coisas


Dispositivos vestíveis (wearables, em inglês) são cada vez mais comuns na área médica, fornecendo aos médicos informações coletadas em tempo real dos pacientes.


Desde o tradicional Holter (exame cardiológico para registrar a atividade cardíaca durante um dia, com posterior análise dos dados), a Medicina deu grandes passos nesses dispositivos, disponibilizando instrumentos para monitoramento da pressão arterial, glicemia, frequência cardíaca, registro de atividades físicas e consumo de calorias.


Pulseiras, óculos e rastreadores passam a ser aliados no acompanhamento de portadores de doenças crônicas como diabetes e Alzheimer.


Gostou de conhecer algumas inovações da Medicina? Confira também em nosso blog quais são as tecnologias mais modernas disponíveis para os alunos da Humanitas.

18 visualizações
bottom of page