Como é a primeira semana na faculdade de Medicina?

Entrar na faculdade de Medicina é um sonho para milhões de estudantes que buscam uma carreira sólida e bem remunerada no Brasil.

Se esse é o seu caso, com certeza você deve estar ansioso para descobrir todos os detalhes do curso, quais serão as etapas que vai enfrentar e por onde começar a trilhar seu caminho rumo à profissão que tanto deseja.

Uma das maiores curiosidades dos alunos é sobre a primeira semana de aula, quando estão todos muito empolgados, ansiosos e, muitas vezes, perdidos, sem saber o que esperar.

Para ajudar nesse nervosismo, separamos aqui algumas informações sobre a primeira semana de aula dos alunos de Medicina na Humanitas – Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos.

Confira e venha experimentar um pouquinho dessa experiência tão especial que é o início de um sonho!

Apresentação da faculdade de Medicina

Para começar, nossos diretores e corpo acadêmico dão as boas-vindas aos novos alunos por meio de uma apresentação das instalações, dos processos e de todo o curso.

É neste momento que os alunos conhecem nossa infraestrutura, entendem mais sobre a grade curricular e se apresentam para pessoas-chave nessa nova etapa de vida.

O objetivo é acalmar os nervos e deixar a situação o mais confortável possível, fazendo nosso futuros profissionais se sentirem abraçados e bem amparados durante todo o curso.

Dinâmicas de integração

Muitos alunos vêm de cidades distantes e até de outros estados para estudar por aqui.

Sabemos como é difícil chegar a um lugar novo, sem conhecer ninguém e prestes a começar um momento tão desafiador e importante quanto o início da faculdade de Medicina, então algumas de nossas iniciativas neste primeiro contato com a faculdade são as dinâmicas de integração.

Por meio de formação de grupos de conversa e perguntas elaboradas por nossos profissionais de pedagogia e psicologia, os alunos podem ter mais contato com seus colegas e começar a criar vínculos com seus parceiros de classe.

Além disso, é o momento ideal para se apresentar e deixar o pessoal saber mais sobre seus gostos, sonhos e personalidade.

Simulações

No início da faculdade, todo mundo está muito ansioso para começar a carreira e já sentir como é o dia a dia da profissão. Isso se intensifica ainda mais quando falamos de um curso tão prático como é a Medicina.

Pensando nisso, preparamos algumas simulações especiais com parceiros importantes do sistema de saúde de São José dos Campos para dar essa visão para nossos alunos, como é o caso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que vem mostrar para o pessoal como é um atendimento de emergência na prática.

Nessa dinâmica, os alunos podem ter contato com profissionais especializados e atuantes, sentindo um pouco da emoção de atuar na área da saúde e no contato com a vida. É uma experiência única e muito dinâmica!

Apresentação dos métodos de ensino

Na faculdade de Medicina, utilizamos o método PBL (problem based learning, ou, em português, aprendizado baseado em problemas), que consiste em uma modalidade de estudo na qual o aluno é o centro do processo de aprendizagem, unindo o conhecimento teórico ao conhecimento prático para dar mais profundidade para a formação acadêmica do profissional.

Para isso, os professores propõem a realização de atividades guiadas a partir de um problema para que os alunos se reúnam em grupos e possam interagir entre si em busca de uma resolução.

Para ajudar, os professores indicam tópicos e fontes com objetivo de guiar os alunos a encontrar uma resposta e mergulhar nas mais diversas variantes do problema.

Aqui na Humanitas, nós propomos uma simulação desse método logo na primeira semana, quando o aluno pode conhecer mais sobre nossos processos de ensino e já começar a praticar seus estudos.

Também é uma ótima oportunidade para se enturmar com os colegas e aprender com a bagagem teórica de cada um.

Ética e conduta profissional

Como um curso da área da saúde, é muito importante que o estudante de Medicina tenha uma noção aprofundada da ética e de seus deveres como médico.

Por isso, logo na primeira semana, nossos alunos já são introduzidos aos princípios básicos de humanidade e respeito com o paciente, buscando mais do que formar profissionais capacitados, mas preparar também seres humanos para cuidar de pessoas.

Apresentação para os pais

Os pais são parte fundamental desse sonho que é a faculdade de Medicina para seus filhos. Por isso, aqui na Humanitas, eles têm um momento especial só para eles.

Durante uma noite, preparamos uma apresentação especial para os pais com vídeos, fotos e registros dos primeiros dias dos alunos por aqui. Assim, eles podem sentir um pouquinho de como é o dia a dia na faculdade e como seus filhos têm aproveitado o curso.

Além disso, esse é o momento perfeito para que os pais possam conhecer mais sobre nosso corpo docente, nossa grade curricular e todas as outras particularidades do nosso programa de ensino.

Agora que você já sabe mais sobre o que vai vivenciar por aqui, que tal começar a se preparar? Confira já 5 coisas que você precisa saber antes de cursar Medicina. Você também pode aproveitar para nos acompanhar em nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece na Humanitas.