top of page

Portal de Notícias

Como funciona o ingresso pelo Prouni e Fies na Humanitas?


Garota de óculos pensativa com o prédio da faculdade Humanitas de fundo

O caminho para o sonho de se formar em Medicina pode ter um impulso financeiro com bolsas de estudo e financiamento para ajudarem os estudantes a custearem seus estudos. Você sabe como funciona o ingresso pelo Prouni e Fies na Humanitas?


Essas modalidades de apoio possuem regras próprias. Saiba mais sobre cada uma delas a partir de agora.


Prouni

O Programa Universidade para Todos, do Governo Federal, é destinado à concessão de bolsas de estudo para cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior.


A Humanitas oferece bolsas integrais pelo Prouni dentro das regras do programa para brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de um salário mínimo e meio, que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou escola par­ticular com bolsa integral ou estudantes portadores de necessidades especiais.


No caso de bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até três salários mínimos.


Para se inscrever, o estudante precisa ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.


Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.


As inscrições dos candidatos ao Prouni são realizadas exclusivamente pela Inter­net, no site prouniportal.mec.gov.br, em data estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).


Fies

A Humanitas participa do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), iniciativa do Ministério da Educação que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.


O Fies possibilita a formação de estudantes com percentual financiado a ser definido de acordo com as regras da Portaria Normativa n°4, de 6 de fevereiro de 2017. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.


O estudante saberá o percentual/valor para ele ofertado no momento da conclusão de sua inscrição no SISFIES, após se inscrever nos processos seletivos, em datas definidas nos editais da Secretaria de Educação Superior (Sesu).


Para participar, o candidato deve ter participado do ENEM e ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.


É importante ressaltar que toda a seleção dos estudantes pelo Programa de Financiamento Estudantil é realizada exclusivamente pelo MEC, sem nenhuma interferência da instituição na seleção dos candidatos. Mais informações: sisfiesportal.mec.gov.br/


Bolsa Mérito Humanitas

Outra maneira de conseguir subsidiar parte do valor das mensalidades da faculdade é a Bolsa Mérito oferecida pela Humanitas.


Essa modalidade de bolsa é uma forma de premiação para os alunos que obtiveram os melhores resultados acadêmicos durante o semestre. Para participar da seleção, o aluno realiza o Teste de Progresso, no qual terá seus conhecimentos avaliados.


Alguns requisitos para se candidatas são: estar cursando o 2º período ou posterior; não ter reprovação em qualquer disciplina do período anterior; ter sido considerado “apto” em todas as etapas do Programa Integrador cursadas; ter frequência igual ou superior a 75% nas disciplinas cursadas no semestre anterior e não ter recebido qualquer tipo de penalidade disciplinar no semestre anterior.

155 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page