Conheça a Humanitas Jr, empresa júnior da nossa faculdade

Grupo de estudantes apontando para você com sorrisos no rosto

Você conhece a Humanitas Jr? Sabe de que forma ela pode agregar conhecimentos para os estudantes de Medicina? Como o nome indica, ela é a empresa júnior da nossa faculdade, e tem como objetivo atender às necessidades do estudante e impactar positivamente o ecossistema empreendedor da região, com foco na gestão em saúde.

Um dos pilares é a realização de eventos e treinamentos. No mês de agosto, os integrantes da Humanitas Jr tiveram a oportunidade de estar como voluntários na Hackmed Conference, organizada pelo Hackmed. Um grande evento de inovação e empreendedorismo na área da saúde, que contou com a presença de grandes referências para todo o ecossistema de saúde nacional e internacional.

Além disso, como membros do Hackmed Club, participaram de uma imersão no LEPIC (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia), com a experiência de aprender com simuladores de cirurgia robótica.

Outro evento recente da Humanitas Jr, em parceria com a Caveo, foi a palestra “A importância de abrir a sua empresa médica com antecedência”. Na ocasião, os estudantes puderam tirar dúvidas sobre o tema e o registro no CRM (Conselho Regional de Medicina), além de saber mais sobre gestão de serviços.

Aspectos de gestão focados pela empresa júnior de Medicina

Quando falamos em gestão na área de saúde, estamos tratando de diferentes frentes, como a gestão financeira, da carreira, de sistemas e de pacientes. Uma empresa júnior pode realizar eventos ligados a essas temáticas e também desenvolver projetos.

Ela pode prestar consultoria e realizar projetos de gestão financeira para clínicas, consultórios e hospitais, por exemplo.

No caso da gestão de carreira, pode ser um apoio importante, dando orientações sobre oportunidades do mercado de trabalho, especializações, residência médica, condições de trabalho de cada região, marketing, etc.

A consultoria a estudantes de Medicina e médicos recém-formados envolve informações sobre as possibilidades de atuação no mercado, residência, especialização, análises do panorama profissional em todo o país, médias salariais e processos seletivos. Outro viés importante é destacar os direitos e deveres dos médicos, a partir das orientações dos Conselhos Regionais e Federal de Medicina.

Em relação à gestão de sistemas de saúde, a empresa júnior de Medicina realiza diagnósticos de unidades de saúde e propõe melhorias em questões como satisfação dos pacientes, fidelização da equipe, viabilidade técnica, pesquisas de mercado e verificação de regras sanitárias, entre outras.

Como funciona uma empresa júnior

Existe uma lei federal que trata das empresas juniores (13.267/2016). Ela determina que os estudantes matriculados em cursos de graduação e associados a uma Empresa Júnior exercem trabalho voluntário.

Por isso, o dinheiro arrecadado não pode ser convertido como salário, mas pode pagar treinamentos e eventos para o autodesenvolvimento dos membros da empresa e sua formação acadêmica, além de investimento em infraestrutura.

Como vimos, a Humanitas Jr é uma excelente ponte para muito conhecimento, empreendedorismo, fortalecimento do trabalho de equipe e desenvolvimento de projetos para estudantes de Medicina. Em breve, abriremos um novo processo seletivo. Fique de olho em @humanitasjr