Portal de Notícias

Dra. Angelita Habr-Gama faz palestra para alunos do 8º período


Na primeira semana de dezembro, a renomada cirurgiã brasileira e referência mundial na área da saúde, Dra. Angelita Habr-Gama, fez uma visita à Humanitas para dividir um pouco do seu vasto conhecimento com alunos e professores.


A palestra foi um encontro especial para fechamento do curso de Clínica Cirúrgica do 8º período, no qual os alunos aprendem mais sobre as técnicas e habilidades da prática cirúrgica como um todo.


A Dra. Angelita, como cirurgiã premiada, falou bastante sobre sua história e trajetória dentro da Medicina, inspirando e agregando profissionalismo na formação dos futuros médicos. O encontro gerou muitas reflexões e compartilhamentos importantes que ficarão marcados para sempre nas mentes dos alunos e professores presentes.


Dra. Angelita Habr-Gama


Angelita Habr-Gama é filha de pais libaneses e nasceu na Ilha de Marajó, no Pará, quando seus pais vieram para o país para fugir da guerra. Mais tarde, mudou-se para São Paulo, onde iniciou seus estudos e começou a trilhar sua carreira de destaque.


Em 1952, inspirada por seus colegas do time de vôlei da Escola Estadual Presidente Roosevelt, Angelita acabou ingressando na Universidade de São Paulo (USP) para cursar Medicina, um curso que, à princípio, nem era sua escolha principal.


“Por coincidência, uma boa parte das pessoas que faziam parte do time foi estudar na FMUSP e eu fui no embalo. Fui, prestei o vestibular e entrei, o que foi uma surpresa muito agradável. Foi a partir daí que minha família e eu nos entregamos à importância da Faculdade de Medicina”, conta ela.


Segundo ela, na década de 50, o ingresso na faculdade era muito difícil para as mulheres, fazendo com que a pequena minoria que conseguia entrar seguisse para as áreas de ginecologia, clínica ou obstetrícia. Mas, para a Dra. Angelita Habr-Gama, a cirurgia foi uma paixão à primeira vista.


Fez sua residência na área com muita determinação e contra todos as barreiras que lhe impuseram por ser mulher e, por fim, acabou se tornando a primeira mulher cirurgiã da história da USP.


“A cirurgia sempre foi muito disputada. Dediquei-me imensamente e fui uma residente aplicada. Trabalhava de dia e de noite, o que fosse necessário, trabalhei muito”, lembrou ela em recente entrevista.


Hoje, Angelita coleciona títulos e premiações, sendo alguns deles:

  • Livre-Docente e Professora Titular da Disciplina de Coloproctologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP;

  • Presidente da Sociedade Brasileira e Latino-Americana de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva;

  • Coordenadora do Programa de Prevenção ao Câncer Colorretal no Brasil;

  • Primeira mulher a se tornar membra honorária da Centenária Sociedade Científica, “American Surgical Association”, em 2002;

  • Primeira médica latino-americana e primeira mulher a integrar o seleto grupo de 17 membros honorários da European Surgical Association, em 2006;

  • Contemplada com mais de 50 prêmios científicos e Mulher Mais Influente pela Forbes Brasil 2006;

  • Autora de 307 trabalhos científicos, 204 capítulos de livros e 341 resumos em anais.

Clínica Cirúrgica


Como objetivo da disciplina, a faculdade visa capacitar o estudante no desenvolvimento e na aplicação de recursos cognitivos, afetivos e psicomotores da área, utilizando-se de abordagens de problemas específicos e da prática em cirurgias ambulatoriais, com foco nos princípios técnico-básicos, nas afecções cirúrgicas mais comuns e nos cuidados gerais com o paciente.


Para ajudar na construção do profissional, a Humanitas busca trazer ainda uma personalidade da área para encerramento de cada semestre da clínica cirúrgica. No semestre anterior, tivemos a presença do Dr. Dário Birolini, outro premiado médico cirurgião brasileiro que conta com uma carreira especial na área médica. Nesse semestre, tivemos a Dra. Angelita Habr-Gama.


Após a conclusão da clínica, os alunos entram no 9º período, no qual cursam as disciplinas de UIM – Urgência e Emergência, UIM – Clínica Médica I e UIM – Atenção Básica à Saúde I, tal como iniciam a fase do internato.


Quer saber mais sobre as etapas da faculdade de Medicina? Confira tudo sobre o vestibular da Humanitas. Você também pode nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de tudo que rola aqui na Humanitas.


8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo