Humanitas forma sua segunda turma da graduação de Medicina

Alunos da segunda turma de medicina da Humanitas vestindo beca enquanto fazem o juramento da profissão

A Humanitas – Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos formou sua segunda turma de médicos, com 53 alunos, em cerimônia realizada no início de dezembro de 2023. Primeira faculdade de Medicina da cidade, a Humanitas já formou mais de 150 profissionais neste ano, nas duas primeiras turmas.

No auditório da Humanitas, em uma cerimônia marcada pela emoção dos formandos, suas famílias e docentes da faculdade, os alunos da T2 finalmente puderam celebrar a conquista, após seis anos de muita dedicação e aprendizados, estando aptos a praticarem a sonhada carreira, de forma humanizada e eficiente.

“Os pontos altos do curso foram a imersão no Internato e a experiência em diversos serviços de saúde (hospitais, UBS’s, ambulatórios), uma nova rotina, com contato com pacientes e profissionais diferentes. Percebi que estava cada vez mais próximo de me tornar médico”, afirmou o formando Antonio Sérgio Mathias.

“A experiência mais marcante foi poder realizar um atendimento sozinho e ver que a Humanitas me preparou para isso”, disse Antonio, que tem planos de fazer residência na área de infectologia e dar aulas. “Não posso negar que sempre gostei da área acadêmica. A docência é também uma das minhas metas, mas para isso é preciso passar por algumas fases: o mestrado e doutorado”, concluiu.

A colação de grau contou com a presença dos professores, colaboradores e diretores da Humanitas, além dos familiares dos alunos.

A Humanitas

Fundada em 2017, a Humanitas conta com 12 turmas em andamento. O curso vai além da formação de médicos, atuando diretamente no ensino humanizado e ético dos profissionais da saúde.

Entre os diferenciais, destaca-se que 100% das atividades do internato são realizadas dentro da estrutura hospitalar de São José dos Campos e Jacareí. Além disso, o curso possui formação profissional em bioengenharia e intercâmbio com outras universidades para disciplinas optativas, como é o caso do convênio com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Em um espaço total de 31.000m², os dois prédios da faculdade ocupam uma área de 9.200m², onde estão os consultórios (com os mais modernos equipamentos), salas de aula, biblioteca, biotério, diretório acadêmico, cantina e área para esporte e lazer.

O curso de Medicina da Humanitas

A graduação em Medicina da Humanitas tem coordenação do Prof. Dr. José Elias Matieli e corpo docente 100% formado por mestres e doutores.

O objetivo é qualificar o profissional médico para atuação em diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença.

Além da graduação, a Humanitas oferece cursos de pós-graduação nas áreas de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Gestão, Fisioterapia e Educação Física.