Qual é a importância da Iniciação Científica?

A faculdade, além de te preparar para o mercado de trabalho, também é a oportunidade perfeita para quem deseja seguir carreira acadêmica, por meio do desenvolvimento de pesquisas ou atuando como professor universitário. Se você pensa em seguir esse caminho ou tem interesse em aprofundar temas de pesquisa, vale a pena considerar a iniciação científica.

O Programa de Iniciação Científica (PIC) durante a graduação é a primeira fase de uma carreira na área de pesquisa e, por isso, se torna fundamental para aqueles que buscam se aprofundar nos temas experimentados na graduação ou ter um contato maior com o universo acadêmico. Além disso, o método prepara o aluno para momentos de desafio ou mudanças no paradigma de sua área, para o qual precisará encontrar soluções criativas e propor debates fomentados.

Durante a Iniciação Científica, o aluno aprenderá a montar, editar e organizar o trabalho, sistematizar ideias, além de ter a oportunidade de apresentar o projeto em eventos.

Iniciação Científica na Humanitas

Na Humanitas, incentivamos a iniciação científica desde o início do curso, pois entendemos que através do incentivo científico podemos formar alunos com caráter crítico e reflexivo.

Diante disso, estudantes e orientadores buscam fundamentar respostas com base em evidências científicas, por meio de projetos de pesquisa que serão avaliados e julgados no formato ‘peer review’ (processo utilizado na publicação de artigos e na concessão de recursos para pesquisa), pela comissão do PIC.

A partir daí, o estudante ou grupo que tiver a aprovação no PIC passará a manter contato com o professor orientador para desenvolver e aprofundar suas atividades de pesquisa.

Essa metodologia foi pensada para proporcionar mais oportunidades e diversidade na seleção de projetos, oferecendo acesso igualitário para todos os nossos estudantes.

Alguns dos principais projetos realizados por aqui foram:

• Ansiedade e o uso de ansiolíticos entre estudantes de faculdades de medicina em SJC/SP;

• Desenvolvimento de peças anatômicas em impressora 3D;

• Análise da aplicação tecnológica em unidades básicas de atendimento (atendimento e procedimentos);

• Associações de Lactobacillus rhamnosus com cremes vaginais utilizados no tratamento de candidíase vulvo-vaginal sobre crescimento de Candida albicans;

• Estudo epidemiológico de casos de câncer de mama atendidos no hospital São Franciso de Assis, Jacareí, entre 2019-2020;

• Prevalência de enteroparasitoses em estado nutricional em crianças da creche do Buquirinha, município de São José dos Campos, SP;

• Análise de bancos de dados, utilizando algoritmos de linguagem de máquina, buscando preditores para avaliar desfechos e respostas terapêuticas em pacientes com câncer de cabeça e pescoço;

• Avaliação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) para alunos dos 1º e 2º Períodos da FCM/SJC;

• Impact/Recovan - Influencia no pré-operatório em cirurgias de grande porte;

• Prevalência de toxoplasmose em gestantes atendidas pelo SUS, no município de São José dos Campos.

Como participar:

As inscrições dos alunos interessados no programa de iniciação cientifica da Humanitas deverão ser realizadas na recepção da faculdade, onde o aluno poderá preencher o requerimento e receber as instruções para os próximos passos.

Além disso, o acadêmico candidato à bolsa-auxílio do Programa de Iniciação Científica ou atividade voluntária do programa deverá:

• Estar regularmente matriculado em curso de graduação;

• Disponibilizar-se de carga horária mínima de seis horas semanais para a atividade prevista;

• Permanecer no programa por no mínimo seis meses;

• Apresentar entre seis e doze meses de vigência do período da bolsa ou atividade voluntária;

• Relatório final das atividades desenvolvidas assinado e carimbado pelo orientador.

Para ser bolsista, o estudante dependerá da disponibilidade de bolsas do orientador escolhido no semestre vigente.

Participe!

A graduação é uma das fases mais importantes na vida do estudante, e a Iniciação Científica é uma ponte que servirá de base para o resto da vida.

Por isso, é fundamental aproveitar tudo o que ela tem a oferecer a fim de garantir mais oportunidades e destaque em sua carreira.

Saiba mais sobre os processos e o dia a dia aqui na Humanitas e aproveite para nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade.