Segunda graduação em Medicina? Confira tudo que você precisa saber!

Somos influenciados a tomar decisões sobre nossas carreiras desde muito cedo, tendo que escolher uma faculdade logo após o ensino médio e sempre sob muita pressão, não é? Por isso, é muito comum que, após alguns anos atuando em uma área profissional, você perceba que não era bem isso que procurava e decida buscar novos ares.

É aí que entra a ideia de uma segunda graduação. Com mais maturidade e experiência, os alunos já formados têm como vantagem uma cabeça mais preparada para os desafios da faculdade, levando mais a sério os desafios dessa nova etapa, principalmente para cursos mais complexos, como é o caso de Medicina.

Ainda assim, a decisão sobre uma segunda graduação deve ser muito bem pensada e analisada, já que passar por todo o processo seletivo e adaptação serão desafios grandes a serem enfrentados. Além disso, cursos como Medicina costumam ser em período integral, exigindo tempo livre e dedicação do estudante ao longo de todo o curso.

Separamos aqui algumas dicas para te ajudar a entender melhor o processo de uma segunda graduação em Medicina para que você possa decidir se esse é mesmo o curso para você!

Confira.

Medicina é mesmo o curso para você?

Medicina é, com toda certeza, um dos cursos mais bem conceituados e disputados em todo o mundo. Seja pelo prestígio, pelos salários ou pelo amor à profissão, Medicina está sempre entre as principais opções de faculdade para quem busca qualidade de vida e uma carreira sólida.

Mas há muito mais do que isso.

São horas diárias de estudo, trabalho árduo e muita dedicação durante e após a faculdade. Em todas as etapas da vida profissional, o médico precisa manter uma rotina de estudos bem organizada e estruturada, conciliando-a com uma rotina de trabalho agitada e muito atarefada.

Além disso, o profissional de Medicina deve ser uma pessoa empática e que tenha compaixão com os pacientes, mas que, ao mesmo tempo, possa manter uma postura sóbria e firme diante de situações sensíveis, sabendo separar seus sentimentos para não se deixar levar pelos problemas do dia a dia.

Se você acredita que esse é mesmo o seu perfil e é esse o caminho que busca para sua vida, então está no lugar certo!

Como funciona o ingresso na segunda graduação?

Assim como na graduação, o processo seletivo é feito pelo vestibular. Os vestibulandos devem fazer sua inscrição e se preparar para a prova, exatamente como é na primeira graduação.

Aqui na Humanitas, as inscrições são feitas pelo site da Vunesp, órgão responsável por organizar nosso vestibular. O processo seletivo acontece no início e no meio do ano. São 60 vagas por semestre, Os candidatos com a maior pontuação são convocados para a matrícula, seguindo a lista de chamada.

A prova funciona com a aplicação dos testes I e II, contendo, respectivamente, questões dissertativas e objetivas, e uma prova de Redação em Língua Portuguesa. A pontuação máxima é de 100 pontos.

Para os alunos já formados em outras graduações na área da saúde ou correlatas, há a possibilidade de eliminação de matérias. Para isso, deve-se trazer um histórico universitário para que possa ser feita a comparação.

Existe bolsas para ingressantes em Medicina na segunda graduação?

A Humanitas trabalha com bolsas para vestibulandos ingressantes pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), oferecendo também a bolsa mérito para nossos alunos já matriculados, na qual eles podem contar com descontos na mensalidade de acordo com seus desempenhos acadêmicos.

Para quem busca financiamento, aceitamos também ingressantes pelo Fies, além de podermos ajudar o aluno por meio de indicações com serviços de financiamento parceiros. Para isso, basta enviar um e-mail para o setor financeiro da faculdade (financeiro@humanitas.edu.br).

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como é o processo da segunda graduação em Medicina, que tal conhecer um pouco mais sobre o curso e nossa infraestrutura? Você pode aproveitar para nos seguir nas redes sociais também e ficar por dentro de tudo que acontece na Humanitas!