Vagas para transferência externa da Humanitas estão abertas

Estudante sorrindo com cadernos e celular nas mãos

A Humanitas – Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos abriu novas inscrições para o Processo Seletivo de Transferência do 2º semestre de 2023. São vagas para o 3º, 4º e 5º períodos do curso de Medicina.

Ao todo, serão 14 vagas, sendo 3 para o 3º período, 5 para o 4º, e 6 para o 5º, podendo ser acrescidas durante o processo em caso de desistências de matrículas.

Como se inscrever?

Para se candidatar, os estudantes devem estar cursando Medicina, com vínculo atualizado e recorrente em instituições de ensino superior nacionais, devidamente regularizadas no MEC (Ministério da Educação).

Os documentos requeridos são:

• Declaração de regularidade acadêmica atualizada com vínculo em cursos de Medicina;

• Carteira de identidade;

• CPF;

• 1 foto 3x4 recente;

• Histórico escolar e ementas das disciplinas/áreas de conhecimentos cursadas na IES de procedência até o 2º semestre de 2023.

Todos devem ser encaminhados com formulário próprio disponibilizado juntamente ao edital para o e-mail: transferencia@humanitas.edu.br, entre os dias 3 e 14 de julho de 2023.

Como funciona o processo seletivo?

Para a aprovação, o aluno deverá realizar uma prova, dividida em duas etapas, ambas realizadas no dia 18 de julho de 2023.

A primeira etapa é constituída de uma prova com questões de múltipla escolha, sendo os conteúdos pertinentes ao programa das áreas de conhecimento dos períodos para os quais o aluno está se candidatando na Humanitas. Dessa forma, as provas para cada período serão compostas por conhecimentos programáticos pertencentes aos períodos anteriores àquele ao qual o candidato se inscreveu.

Para a segunda etapa, o aluno deverá realizar o Exercício de Avaliação Baseado em Problema (EABP), que será realizado a partir de um problema disparador, com pontuação máxima de 50 pontos, dividido em 5 fases diferentes. São elas:

1. Brainstorming, em que o candidato deverá apresentar um breve resumo a partir de suas vivências, experiências e percepções.

2. Lacunas de conhecimento, no qual o candidato deverá listar os assuntos que lhe são desconhecidos e que poderiam ser objetivos de aprendizagem a partir do problema apresentado.

3. Objetivos de aprendizagem, no qual o candidato deverá elaborar até seis objetivos de aprendizagem a partir do problema apresentado.

4. Proposição de estratégias de aprendizagem, em que o candidato deverá apresentar proposições e estratégias que podem ser utilizadas para responder aos objetivos propostos.

5. Síntese final, na qual o candidato deverá elaborar um resumo do problema, correlacionando-o às informações dos itens anteriores.

O processo seletivo será realizado no campus da Humanitas, sendo a primeira fase das 8h às 11h, e a segunda, das 13h às 15h.

E os resultados?

O resultado será publicado no dia 20 de julho de 2023, a partir das 17h, no site da Humanitas.

Os candidatos serão classificados na ordem da pontuação obtida pela somatória do resultado das provas e, em caso de empate, serão classificados na ordem sequencial de acordo com a menor necessidade de adaptação à Matriz Curricular do Curso de Medicina da Humanitas.

Os selecionados deverão se apresentar para a matrícula no período de 21 a 27 de julho, entre 8h e 12h.

Boa sorte a todos!

Aproveite também para ler mais sobre o nosso vestibular e nosso curso.